Início » Artigos » Escolhendo o sapato ideal para você

Escolhendo o sapato ideal para você

  • por
sapato ideal

Sapato ideal: Um fato conhecido

Não há sensação melhor do que quando você está usando um sapato ideal para você. Sapatos confortáveis ​​nos permitem aproveitar as atividades do dia sem dor. Usar sapatos que se ajustem adequadamente também pode evitar a ocorrência de possíveis problemas de saúde.

Sapato ideal: Quando comprar

A maioria dos sapatos pode durar em média de três a doze meses. À medida que você começa a usar um sapato, você começa a notar uma diferença no conforto. Sapatos gastos podem causar dores nas costas, articulações doloridas nos joelhos ou pés doloridos. A hora de substituir seus sapatos é quando a almofada se rompe ou o controle de movimento foi perdido.

sapato ideal

Sapato ideal: Quais sapatos comprar?

O pé de cada um é diferente. O melhor sapato para você é aquele que oferece o ajuste, suporte, amortecimento e flexibilidade adequados.

Escolha um sapato de estabilidade bem amortecido que compense quaisquer irregularidades no seu pé ou na sua passada.

Algumas irregularidades comuns nos pés

Pés altos arqueados

Um pé alto e arqueado não rola muito para dentro. Há um arco altamente curvo ao longo do interior do pé. Além disso, os dedos dos pés parecem estar em uma posição de garra. Pés muito arqueados são muito rígidos e não conseguem absorver choques ao entrar em contato com o solo. A razão para isso é que o pé não é capaz de rolar para dentro quando o pé faz contato com o solo. Essa falta de pronação pode causar problemas no calcanhar, joelho, canela e costas. A inserção de almofadas especiais nos sapatos, que compensam esta condição, trata os pés muito arqueados. As almofadas permitem que os pés absorvam o choque com mais facilidade. Pessoas com pés arqueados devem tentar ficar longe de sapatos de estabilidade ou controle de movimento, que reduzem a mobilidade do pé.

Pé chato

O termo “Flat Feet” refere-se a pessoas que têm um arco baixo ou nenhum arco. Às vezes, dizem que eles têm “arcos caídos”. Os pés da maioria das pessoas têm um espaço no lado interno quando a sola do pé entra em contato com o solo. Isso é chamado de arco. A altura do arco varia em tamanho de uma pessoa para outra. Pés chatos são geralmente uma condição hereditária. O melhor sapato para esta condição seria um sapato de controle de movimento ou estabilidade com uma entressola firme.

Mais ou menos de pronação.

A pronação excessiva é o movimento excessivo de rolamento para dentro do pé. Esse movimento para dentro é considerado insalubre porque pode causar muita tensão nas costas, tornozelos, joelhos e pernas. A pronação excessiva pode causar dores nas canelas, fascite plantar e síndrome da banda IT. A pronação ocorre quando a parte externa do pé sofre o impacto do choque ao entrar em contato com o solo. Essa condição pode causar problemas nos ligamentos dos pés e tornozelos. Os sapatos de estabilidade apresentam uma entressola de dupla densidade ou uma barra de rolagem para ajudar a combater problemas de pronação.

Algumas dicas úteis para comprar sapatos

· Faça compras no final do dia. Os pés tendem a inchar com o passar do dia. Sapatos comprados de manhã parecerão apertados durante a tarde.

· Compre sapatos pensando na sua saúde e conforto. O tamanho do seu pé muda a cada ano. Sempre meça seu pé primeiro. Isso deve fornecer uma faixa geral ao considerar diferentes estilos de sapatos. Escolha sapatos que tenham o formato do seu pé.

· Verifique a sensação da sola na planta do pé. Deve ter uma almofada macia e de suporte. Pessoas com arcos altos geralmente precisam de mais apoio.

· Levante-se e dê uma caminhada rápida para sentir o sapato. Seus pés não devem deslizar para dentro e deve haver um pouco de espaço além do dedo maior. Mas não mais do que 1/2 polegada.

Lembre-se: você nunca deve “arromper” um sapato apertado.