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ação da próxima edição do evento e das macrotendências do próximo Verão fizeram parte da programação.

Presente na Francal 2016 sob coordenação da Italian Trade Agency, a Assocalzaturifici Italiane apresentou ao público brasileiro a theMICAM, maior evento do setor de calçados e acessórios no mundo. Pierpaolo Chicco, diretor de Marketing da Assocalzaturifici, contou que a feira atrai 70 mil visitantes de mais de 130 países, que encontram produtos de luxo, esportivo, infantis, apresentações de tendências e conhecem novidades feitas por jovens designers internacionais.

Em apresentação – que incluiu também as “key itens” do Verão 2017 – Luiz Arruda, consultor sênior da WGSN Mindset Brasil, falou das macrotendências para a temporada. De acordo com ele, a bola da vez para as coleções de calçados e acessórios para o próximo ano é a Colaboração. Isso significa, em termos criativos, desviar o foco de nós mesmos, daquilo que já é conhecido, para outros lugares, países e culturas. Ou melhor, fazer uma migração criativa para lugares improváveis, rompendo barreiras de estações. 

Toda essa informação está reunida em quatro macrotendências: Ecletic Wave, Romantic Grit, Luxe Tech e Exotic Fringe. Na primeira, temos um olhar tecnológico, mas não como estamos acostumados. Ela propõe a visão do tech do ponto de vista dos anos 80, uma “tecnologia analógica” com clima new wave nostálgico. Isso se traduz em peças com padronagens geométricas, com uma cartela de cores bem saturadas, assim como superfícies reflexivas e o fortalecimento do modelo sneaker.

Romantic Grit propõe aos designers se inspirarem em cidades que fogem do centro criativo das megalópoles, voltando-se para os subúrbios ou para cidades de menor visibilidade, como as do leste europeu. Ela confere aos pares um design mais focado no essencial, e exalta a paleta de cores pastel e um visual mais, folk, retrô e caseiro – como estampas parecidas com papeis de parede. Conforto extremo é uma das palavras-chaves.

A tendência Luxe Tech propõe uma evolução em que a tecnologia é mínima, menos intrusiva, e sugere uma pausa, um tempo para respirar e para si mesmo. Apesar de luxuosos, os produtos são mais enxutos, com detalhes escondidos, silhuetas suaves e trazem tecidos mais táteis, complementados por uma paleta de cores mais neutra e metalizados.

Por fim, a macrotendência Exotic Fringe sugere a descoberta de novas culturas, mudando de um visual mais ocidentalizado para algo verdadeiramente globalizado, dando destaque para a pouco aproveitada estética da América Central e Oceania. Com ela a moda ganha muitas estampas, principalmente o floral, e leva o que vemos tradicionalmente do beachwear para a cidade. O visual ganha muitas camadas e tecidos mais crus.

Modelos da marca virão acompanhados de carrinhos, batons e coroas.

Aliando inovação e design, os lançamentos para o Verão 2017 da Kidy apresentados na Francal possuem tecnologias que auxiliam tanto no desenvolvimento das crianças, como também na praticidade da rotina dos pais. Como parte da nova coleção, a marca apresenta novidades infantis femininas e masculinas que vêm acompanhadas brinquedos especiais.

Para os meninos, destacam-se as linhas Wave e Play, disponíveis na numeração que vai do 25 ao 32. As sandálias vêm com um carrinho com luz e sistema Pullback, e os tênis trazem os supercarros Vermelho Racer, Branco Street e Amarelo Rally.

Já para as garotas, os brindes especiais acompanham diversos produtos. Três modelos de sapatilhas da “Kidy Amar É” chegam junto a um lindo batom, com a cor da estação: o Rosa Quartzo. Em uma numeração menor, a Sapatilha Kidy Soft e a Sandália Kidy Amar É Baby dão direito a uma encantadora coroa de princesa.

Coleção apresentada na Francal veio repleta de estampas botânicas e superfícies ‘full plastic’ para celebrar toda a intensidade do calor.

Ao misturar a exuberância da natureza com o encantador universo do plástico, a Cherry propõe uma verdadeira alquimia para a temporada primavera/verão. Na coleção apresentada na Francal 2016, a profusão de cores do jardim se confunde com o brilho do material que é puro desejo. 

As estampas são intensas e os enfeites, enfeites delicados. Entre a sutileza das transparências e a intensidade de tons vibrantes, os modelos exalam leveza e prometem deixar os dias quentes com doses extras de estilo.

Estampas que remetem à riquíssima flora brasileira ganham espaço nobre nos lançamentos, em padronagens florais e desenhos de plantas, inclusive nas palmilhas. Insetos e pássaros são elementos essenciais da temporada: desenhos de borboletas, libélulas e joaninhas dão um toque divertido aos looks, enquanto passarinhos deixam a produção mais doce.

O plástico – em versões transparentes ou com intensos toques de cor – é reverenciado em construções modernas e repletas de atitude. Sandálias, sapatilhas e até mesmo botas destacam o poder do material que foi visto com entusiasmo nas passarelas. 

Para deixar a estação quente com uma vibração a mais, as cores assumem papel de destaque ao surgir em combinações marcantes. Na lista de apostas, os tons delicados do rosa chá, o lilás hortência e o bege areia, que convivem em perfeita harmonia com a energia de superfícies em verde jade, amarelo pólen e vermelho rubi.

Uma das características marcantes dos produtos da região é a aplicação de couro de tilápia em sapatos, bolsas e carteiras; Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico do município estima que a feira gere mais de sete mil pedidos.

Com cinco fabricantes locais, Duque de Caxias (RJ) marca presença na Francal 2016. A iniciativa, uma parceria entre a prefeitura e a cooperativa Coopshoes, busca dar visibilidade e viabilizar novos negócios ao setor calçadista da região. “O Rio de Janeiro era referência em moda de calçados na década de 60. Entendemos que agora é o momento de reconquistarmos esta posição. Se a Francal deste ano é considerada a esperança e a retomada do setor, não havia melhor lugar para expormos nossos produtos e marcas”, conta Wellington Menghini Mancini, diretor da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico do município, que possui quase 900 mil habitantes.

Um das características marcantes dos produtos da região é a aplicação de couro de tilápia em sapatos, bolsas e carteiras. "Além de ser um material com preço mais competitivo, é sustentável e esteticamente atrativo, elegante", explica Fábio Ferreira, da empresa By One, um dos fabricantes presentes na ação. O empreendedor acrescenta que tem feito cerca de 15 contatos por dia durante a feira, com possíveis novos clientes.

Segundo Mancini, a Francal deve impulsionar boa parte dos negócios que irão garantir faturamento para estas e outras empresas da região nos próximos meses, "Nós, da prefeitura, temos preparado os fabricantes para atender esta demanda. Eles possuem capacidade produtiva para tal. Esperamos sair da Francal com mais de sete mil pedidos registrados", estima o diretor.

Dayper vai voltar a distribuir calçados femininos no segundo semestre deste ano e fez vários pedidos durante a feira.

Deysi, Ronald e Marco Antonio são frequentadores assíduos da Francal. Sua importadora, a Dayper Calzados, distribui os calçados brasileiros para lojas em toda a Bolívia, além de duas próprias. “Para os bolivianos, o calçado brasileiro é o número 1”, garante Deyse, gerente-geral da empresa. Segundo ela, o consumidor local valoriza muito o couro, o acabamento e o design do calçado feito no Brasil.

A Dayper distribui as marcas Mariner, Pegada e Ferricelli com exclusividade no país há mais de uma década. Depois de um ótimo segundo semestre em 2015, a empresa sentiu uma pequena retração no início deste ano. Mas, assim como acontece no varejo brasileiro, Deisy acredita numa retomada do consumo em seu país nos próximos meses.

Tanto é assim que a empresa vai voltar a distribuir calçados femininos depois de muitos anos fora desse segmento, e ampliar o mix de masculinos. Para isso, a Dayper já fez vários pedidos na Francal. “Compramos muito e bem nos dois primeiros dias e queremos comprar mais até o final da feira”, diz Deysi. A importadora elogiou a organização da Francal e também a seriedade dos fabricantes brasileiros no atendimento aos clientes.

Nesta segunda-feira, 27, segundo dia da Francal 2016, ocorreu a 37ª edição do Troféu Destaque e Garra de Ouro. Representantes comerciais, fabricantes e lojistas se reuniram para premiar os melhores do setor calçadista.

A tradicional iniciativa da feira de calçados é uma promoção dos veículos segmentados do Grupo Sinos, em parceria com a Francal. Neste ano, o Troféu Destaque e Garra de Ouro conta, também, com o apoio da Data System – Softwares Inteligentes.

 

Flatforms tratoradas chegam com visual moderno e dividem espaço com mules e oxfords, modelos em alta nas passarelas internacionais.

Repleta de informação de moda, a nova coleção da Wirth para a temporada Verão 2017 é marcada por modelos que se encaixam perfeitamente no dia a dia da mulher, de casa ao trabalho. Como conforto é uma importante parte desse conceito, um dos principais elementos é o salto bloco de altura média, que traz estabilidade ao caminhar.

As flatforms tratoradas seguem a mesma pegada e conquistam espaço com visual moderno em combinações de verniz e tons metalizados. Os mocassins tradicionalmente costurados a mão da marca retornam com palmilhas e forros feitos em couro. A cartela de cores composta por tons como o laranja, verde e royal complementam os looks de verão.

Os detalhes também são importantes nos calçados, que recebem adornos de metais, como ilhoses e fivelas, para dividir a atenção com modelos em tressê. Recortes a laser proporcionam conforto térmico e conferem beleza às sapatilhas, ladeadas por oxfords e mules, duas das principais apostas das semanas de moda internacionais.

Padronagens seguem as principais tendências da estação, como o Náutico e os florais românticos. Para o público infantil as apostas são as licenças Procurando Dory e Alice.

A Havaianas chega à FRANCAL 2016 cheia de novidades, principalmente para as mulheres que amam praticar esportes e precisam de descanso após o exercício. Os lançamentos em destaque são as Havaianas Atena, pensadas para deixar a mulher mais leve e confortável, sem deixar de lado o estilo que ela merece.

Os modelinhos fechados da marca – Allure, Freedom e Luna – ganham novas cores e estampas. Entre elas, as que mais chamam a atenção são: Cool, modelo com visual divertido de hashtags e emojis; Romance, com florais delicados e românticos; e Nautical, com listras no melhor estilo marinheiro em tons azul-marinho, vermelho e branco - presente também nos modelos masculinos.

As crianças também recebem muitas novidades em sua linha. A sandália Kids Slim ganha duas estampas baseadas nas aventuras de Alice, personagem que chega aos cinemas em Alice Através do Espelho. Outra licença Disney que ganha os solados da marca neste ano é Procurando Dory, também em duas estampas exclusivas.

Metalizados, pedrarias, correntes e as tonalidades de azul são destaque nos lançamentos da marca na Francal.

Preparados para qualquer tipo de ocasião, os modelos da nova coleção de verão da Sweet Chic traduzem as principais tendências fashion internacionais, e são produzidos com tecnologia exclusiva, à base de PVC.

Apoiadora de uma moda sustentável e consciente, a marca destaca em sua paleta de cores as tonalidades de azul, junto aos tons terrosos, bordô, coral, pink e o clássico preto e branco. Dividido em loafers, sandálias, sapatilhas, rasteiras e peep toes, o mix da coleção é rico em detalhes e em estampas como o degrade, poá e navy. O brilho é a aposta da marca, conferindo um ar moderno com opções em metalizados.

As gladiadoras mantêm-se no topo, juntamente com sapatilhas flocadas lace-up. O solado tratorado dá vida às flatforms de bico fino, junto com block heels e mules. Os detalhes ficam por conta de laços, placas douradas, pedrarias, pingentes e correntes. Para os modelos de bolsas, a Sweet Chic apresenta opções de bucket, tote, mochila e mini bags, que garantem a qualquer look muito mais estilo e praticidade.

Evento chega à 48ª edição e promete surpreender o mercado com muita conectividade, inspiração, inovação, conteúdo e lançamentos de centenas marcas de calçados e acessórios de moda.

Feira do Verão Brasileiro, a FRANCAL 2016 oferece, a partir deste domingo, dia 26, uma nova experiência de evento de negócios a toda a cadeia coureiro calçadista. Conectividade, inspiração, inovação, muito conteúdo e lançamentos de centenas de marcas de calçados e acessórios de moda são algumas das novidades.

A proposta faz parte de um processo de constante modernização para acompanhar o dinamismo da moda, a revolução do mundo digital e as tendências de comportamento. Veja as principais atrações desta edição:

Arena Verão FRANCAL

A Arena Verão FRANCAL é o palco dos grandes acontecimentos da FRANCAL 2016. Localizado no coração da feira, o espaço múltiplo reúne conteúdo, desfile, mostra de lançamentos de produtos e festa de premiação. Conheça as atrações:

Painel Cenário e Inovação na Indústria da Moda: Um formato moderno de inaugurar a feira e dar as boas-vindas a expositores e visitantes, o painel reúne empresários e dirigentes para avaliar o atual cenário da indústria da moda em calçados e acessórios, e de que forma a inovação está presente nos processos do setor. A mediação é da apresentadora e jornalista Marina Person.

Fórum FRANCAL: Uma das principais atrações da feira traz nesta edição três top speakers, que se revezam diariamente para falar de moda, economia e comportamento: Walter Rodrigues, Cristiana Lôbo e Bruno Astuto. 

Desfile e Mostra de Lançamentos: Numa dinâmica e inovadora fusão de desfile e mostra de lançamentos, elementos se misturam para extrair um olhar da moda em movimento. A passarela representa quatro momentos do cotidiano urbano, com looks e calçados selecionados de acordo com cada um deles: Escadarias (vida nas metrópoles), Abbey Road (moda das ruas), Garden (universo esportivo) e Balada (celebração). Doze modelos desfilam as peças em meio à Mostra de Lançamentos, que personifica a tendência da estação em produtos das empresas expositoras da feira. 

Entrega do 21º Prêmio Francal Top de Estilismo: Em cerimônia conduzida pela apresentadora, modelo e embaixadora desta edição do concurso, Michelli Provensi, fabricantes, estilistas, lojistas e outros profissionais ligados à cadeia do calçado e acessórios de moda ficam conhecendo a classificação dos três vencedores de cada uma das categorias: Calçado Feminino, Calçado Masculino e Bolsa. 

FRANCAL Talks

Conteúdo e informação não faltam na FRANCAL 2016. Ao longo dos quatro dias da feira acontecem cerca de 100 fast talks distribuídas em quatro palcos distribuídos no pavilhão, cada um deles inspirado numa flor da estação quente: Orquídea, Gerânio, Girassol e Tulipa. São palestras rápidas, com cerca de 20 minutos, sobre os mais variados temas de interesse do varejo e profissionais de moda: lifestyle, aspirações de consumo, inovação, redes sociais e muito mais, apresentadas por badalados influenciadores de moda e comportamento. 

Estação Gourmet

Para deixar a feira mais atraente e os negócios mais prazerosos, a FRANCAL 2016 oferece a seus expositores e visitantes a Estação Gourmet Francal. O espaço reúne marcas de destaque no atual cenário gastronômico paulistano e proporciona momentos de convivência e networking. São elas: Pipó (pipoca), Misses Brownie (bolos), Dri (gelato) e Marakuthai (culinária tailandesa e caiçara).

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