Foto: AGÊNCIA FOTOSITE/FIRSTVIEW E REPRODUÇÃOSe a moda deve ou não ser considerada arte é uma questão que talvez nunca seja respondida, mas o cruzamento entre os dois mundos tem sido cada vez mais frequente.

Se a moda deve ou não ser considerada arte, é uma questão que talvez nunca seja respondida, mas o cruzamento entre os dois mundos tem sido cada vez mais frequente.

Assim como alguns designers utilizam representações literais de grandes obras de arte em design de superfície para contextualizar suas coleções, as marcas estão cada vez mais trabalhando para criar um perfil mais completo de coleção, orientadas pela arte, para inspirar seus clientes utilizando-se das referências que uma série de museus tem propiciado pela abertura de suas portas à moda. 

Nesta estação, o punk está na berlinda, graças, principalmente, à exposição do Metropolitan Museum de Nova Iorque “Punk: Chaos to Couture”, e aos desfiles internacionais, que se inspiraram nas referências que este evento trouxe para a moda.

Mas para 2014, as chances da trilha sonora ter uma batida muito mais dançante são grandes, baseada agora na exposição “Club to Catwalk: London Fashion in the 80’s”, do Victoria and Albert Museum de Londres, em cartaz até fevereiro de 2014. Ela explora como a relação criativa entre a passarela e o club wear ajudou a reinventar a moda, que se refletiu e foi encorajada por revistas como iD e Blitz, e clubes como o Heaven e o Taboo, sendo ainda impulsionadora da London Fashion Week.

Os anos 1980 viram a explosão da cena club de Londres a partir destes locais, que criavam oportunidades com noites para vestir-se das mais diversas maneiras. Sendo assim, cada grupo de pessoas — fossem eles estilistas, músicos, dançarinos, cineastas, ou outros grupos — viveu uma paixão por criar algo novo, que se tornava praticamente contagiante a partir do momento em que saía para uma casa noturna vestindo uma determinada produção.

Diferentemente da moda inspirada no punk, que resgatou códigos muito bem-estabelecidos, como os spikes, os alfinetes, as bordas sem acabamento e muitos outros detalhes, a moda dos clubs sempre foi conhecida pela sua heterogeneidade.

Leigh Bowery

Quem não se lembra de Leigh Bowery, australiano de origem, mas promoter de clubes noturnos londrinos, além de pop star, modelo e designer de moda? Bowery é considerado uma das figuras mais influentes da década de 1980 e início de 1990 no circuito artístico e de moda de Londres e Nova Iorque, influenciando uma geração de artistas e designers. Suas produções tiveram uma importância que se estendeu através da moda, dos clubes e do mundo da arte, impactando, entre outros, Alexander McQueen, Lucian Freud, Vivienne Westwood, Boy George, Antony and the Johnsons, Lady Gaga, John Galliano e David LaChapelle, além de inúmeras bandas de Nu-Rave e casas noturnas das capitais inglesa e norte-americana, que, sem dúvida, perpetuaram suas ideias vanguardistas.

Suas experimentações traziam um mix de referências e uma teatralidade vibrante, eclética e que influenciou uma geração de designers, celebrando estilos icônicos como o New Romantic, o High Camp, o Gótico e o Glam. Influências de várias fontes, mostrando maquiagem carregada, muito brilho e volumes, além de cores em profusão, permearam um segmento da cultura dos clubs nos anos 1980.

A tradução destas inspirações foi vista nas passarelas dos desfiles de primavera-verão 2014, tanto europeus, quanto americanos, perpetuando a interação criativa entre música, club e passarela, relação que permaneceu simbiótica e definidora do estilo da década de 1980, e que, agora, volta a influenciar designers e marcas.

Cristina Sant’Anna é consultora, palestrante e ministra cursos nas áreas de design, marketing de moda e estratégias de posicionamento e imagem das marcas. Conduz workshops sobre tendências de moda e comportamento de consumo nos segmentos têxtil e de acessórios. É docente nos cursos de graduação e pósgraduação do Istituto Europeu di Design. Realiza pesquisa de tendências em âmbito internacional há mais de duas décadas.

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Fonte: EXCLUSIVO.COM.BR

 

 

 

Foto: DivulgaçãoConfira quais são os complementos que agradam os diferentes signos.

Os acessórios, como bolsas, sapatos, cintos e óculos, são como um cosmético. Ou seja, tratam-se de uma solução pronta, capaz de resolver muitos dos dilemas das mulheres. Confira, a seguir, quais são os complementos que agradam mais cada uma delas, de acordo com os signos do zodíaco.

 

ÁRIES

21/03 a 20/04

:: Rapidez e dinamismo são prerrogativos na vida da mulher ariana. Ela está sempre apressada e, por isso, precisa de acessórios descomplicados. É fã de carteirinha dos óculos estilo aviador. Curte desde modelos com as clássicas armações douradas até aqueles que contam com as trendy lentes espelhadas. Este tipo de acessório é objeto de desejo para ela. Para um momento relax, uma sapatilha branca com matelassê e ponteira é tudo que ela precisa! Em suas produções, prefere ser minimalista e elege peças fáceis de vestir – e principalmente tirar. Os tons que melhor combinam com ela são os vermelhos, os alaranjados e o magenta.

Celebridade ariana: Alice Braga

 

TOURO

21/04 a 20/05

:: Para a mulher taurina, sensualidade, conforto e qualidade valem ouro. Ela é romântica e extremamente ligada no embelezamento. Por isso, seus acessórios precisam ser duráveis, com bons materiais e, de preferência, os mais caros. As sandálias com saltos geométricos renovam o guarda-roupa menos ousado da nativa de Touro. Clutches de palha não saem do seu closet e de seus looks. Para enfeitar seu rosto, prefere óculos que seguem as linhas do modelo Wayfarer, preferencialmente com armação de acetato e em tom acinzentado. Como é extremamente vaidosa em suas produções, manifesta essa característica com discrição e suavidade. Afinal, exageros não combinam com a taurina.

Celebridade taurina: Mariana Ximenes

 

GÊMEOS

21/05 a 20/06

:: A geminiana é versátil, agitada e antenada, buscando nos acessórios cor e atitude. Se eles contarem com uma estampa divertida, melhor ainda. Quando o resultado é fun, mas sem ficar over e nem infantil, a geminiana adora! Bolsas vermelhas, alaranjadas ou amarelas são suas paixões. Peças com metais são as preferidas, já que estes elementos agregam valor aos acessórios. Como normalmente costuma gesticular bastante, um bracelete pode ser considerado um curinga em seus looks. Peças grandes e prateadas são as queridinhas da nativa de Gêmeos. Versátil e flexível, ela muda de preferências sempre. Por isso, a cada dia que nasce, uma nova inspiração passa a fazer parte de suas produções. É descolada, gótica, sensual e casual, mas, de forma geral, gosta de roupas versáteis.

Celebridade geminiana: Yasmin Brunet

 

CÂNCER

21/06 a 21/07 

:: Mulher doce, sensível e tímida, a canceriana prefere acessórios bem femininos e com um ar retrô. Uma bolsa de couro creme com alça de corrente dourada é eclética e combina com o estilo dela. Em seus pés, um slipper de paetê prateado a sintoniza com seu regente, a Lua. E como não pode faltar uma pitada de romantismo em seu visual, um cinto de couro com laço branco parece ser o arremate perfeito para seus looks. Por curtir peças vintages, está sempre buscando relíquias em brechós e antiquários, onde satisfaz toda a sua curiosidade pelos tempos idos, característica que revela a importância que dá às roupas, aos acessórios e aos objetos com história.

Celebridade canceriana: Fernanda Lima

 

LEÃO

22/07 a 22/08

:: A leonina é, na maioria das vezes, uma mulher dramática e extrovertida. Ela busca nos acessórios qualidade e adora ter peças que fazem parte de uma edição limitada. O amarelo é a cor ideal para iluminar seus looks, principalmente no verão. Uma clutch de algodão nesta cor, com aplicação de cristais, é um objeto de desejo para ela. Assim como um peep toe de cetim com estampa de cobra, principalmente se contar com um salto que a deixe nas alturas e levante sua autoestima. Afinal, ela gosta de estar em evidência, com seu estilo sensual e audacioso. Dar um toque dramático à roupa é seu mantra. Por isso, peças com aplicações de cristais ou estampas de animais agradam tanto.

Celebridade leonina: Bruna Lombardi

 

 

VIRGEM

23/08 a 22/09

:: A virginiana é prática, discreta e elegante. Por isso, prefere acessórios atemporais. Uma bela clutch de acrílico é tudo que ela precisa para arrasar em uma festa ou jantar chique. Já bolsas de vime com couro e metal combinam com o elemento terra deste signo e são adoradas pela mulher de virgem. Para dar um toque fashion à produção, ela poderá incluir um colar com pegada folk, em tons terrosos, em seu look. Com seu estilo tradicional e elegante, na hora da compra de artigos de moda, preza pela qualidade e elegância.

Celebridade virginiana: Carolina Dieckmann

 

 

SAGITÁRIO

22/11 a 21/12

:: A sagitariana é expansiva, aberta e brincalhona. Ela só usa acessórios que sejam descomplicados e cheios de humor. No quesito óculos, prefere modelos ao estilo gatinho, que alongam sua expressão. Uma peça em acetato e com padronagem de tartaruga é considerada must have por ela. Para enfeitar seus inquietos dedinhos, prefere anéis com shape clean e formas arquitetônicas. O ear cuff é a bola da vez para ela. Este tipo de acessório promete atualizar as produções desta mulher, que é bem esportiva, desencanada e apaixonada pelo étnico e boho chic. Gosta de vestir uma moda confortável. O moletom, por exemplo, ‘nasceu’ para ela.

Celebridade sagitariana: Angélica

 

LIBRA

23/09 a 22/10

:: A libriana é sofisticada e conta com um tremendo senso estético. Logo, busca em seus acessórios estilo, charme e bom gosto. Apaixonada por carteiras, adora os modelos enfeitados, como os com franjas e estampas étnicas, que, por sinal, são a cara do verão. Ela sabe que estas peças causam impacto e, por isso, usa e abusa delas em suas produções. As ‘bolsas-joias’ são suas amigas do peito, principalmente as repletas de cristais. Ela é apaixonada por sandálias brancas e modelos com vazados combinam com tudo o que a libriana usa, do jeans ao vestido longo. Ela é criativa, elegante e esportiva. Além disso, é talentosa e louca por moda. Estas características, aliadas ao seu bom gosto, justificam porque ela está sempre tão bemproduzida.

Celebridade libriana: Cláudia Abreu

 

ESCORPIÃO

23/10 a 21/11

:: A escorpiana é intensa, de personalidade forte e determinada na procura de acessórios de impacto, que transmitam uma certa dose de erotismo e dramaticidade. Quando o assunto é bolsa, o modelo carteiro desperta sua paixão. Uma peça em camurça roxa, com detalhes em couro, pode ser um de seus modelos preferidos. O que também faz sua cabeça, literalmente, são os fascinators, as tiaras e os turbantes. Eles deixam seus looks chiques e divertidos. Com seu estilo sensual e elegante, dá preferência às roupas e aos acessórios que contém sexy appeal, afinal, ela gosta de causar impacto com suas produções.

Celebridade escorpiana: Daniela Cicarelli

 

CAPRICÓRNIO

22/12 a 20/01

:: A capricorniana é elegante e conservadora. Prefere acessórios que sejam exatamente assim, como ela. A nativa deste signo valoriza qualidade e foge de modismos. Clean é um adjetivo que se aplica ao que ela busca em um relógio. Mas, por outro lado, ele precisa ser uma verdadeira joia. Sofisticação e discrição são fundamentais para ela. O clássico cap toe — estilo de sapato inventado pela estilista Coco Chanel na década de 1950, bege com ponteira preta — está entre suas preferências charmosas para os pés. Ela é tradicional e seu estilo tende a ser mais sóbrio, composto por roupas neutras, impessoais e clássicas, nas quais tons como o branco, o cinza e preto são presenças obrigatórias. Pouco consumista, só compra peças duráveis e de qualidade.

Celebridade capricorniana: Claudia Raia

 

 

AQUÁRIO

21/01 a 19/02

:: A aquariana é antenada no futuro e extremamente liberal. Por isso, gosta de tudo que seja ousado. As sandálias gladiadoras, de diferentes alturas e construções, são as queridinhas dela. Para incrementar seu visual, aposta no uso de lenços coloridos na cabeça, que dão um ar moderno aos seus looks. No quesito óculos, ela elege o modelo gatinho, popular na década de 1950. Um modelo retrô, em acetato preto, tem tudo para ser seu solar preferido. Ela é moderna, criativa e esportiva. Já que é nativa de um signo que ‘antecipa o futuro’, geralmente acaba lançando moda por onde passa. A nativa deste signo tende a preferir peças arrojadas e feitas com tecidos tecnológicos. Gosta de experimentar as novidades e ser diferente.

Celebridade aquariana: Sabrina Sato

 

 

PEIXES

20/02 a 20/03

:: A pisciana é ultracriativa, suave e sentimental, e adora novidade quando o assunto são acessórios. Sapatos são seus objetos de desejo sempre. Modelos em vinil deixam seus pés supersexy! E, para enfeitar seu rosto, seu modelo de óculos favorito é de lentes redondinhas, eternizado por John Lennon. Uma peça neste estilo e em acetato multicolorido vai agradar muito e roubar a cena por onde esta mulher passar. Ela tende a misturar um estilo romântico com ares criativos e descontraídos. A mística pisciana, regida pelo Senhor dos Mares (Netuno), também ama o visual navy, bem como os tons de branco e prateado.

Celebridade pisciana: Regina Casé

 

 Fonte: EXCLUSIVO.COM.BR

 

 Foto: DivulgaçãoCriada no dia 29 de setembro de 1989, a empresa apresentará a campanha comemorativa à data na feira Couromoda.

Junto ao início de 2014 começam as celebrações de 25 anos da Calçados Pegada (Dois Irmãos/RS). Criada no dia 29 de setembro de 1989, a empresa apresentará a campanha comemorativa à data na feira Couromoda, que ocorre de 13 a 16 de janeiro, no Parque Anhembi, em São Paulo/SP.

No evento, lojistas de todo o Brasil conhecerão o comercial televisivo da coleção outono-inverno 2014, além das peças de divulgação dos produtos, que pelo terceiro ano consecutivo, têm a apresentadora Renata Fan como estrela. A publicidade foi idealizada e dirigida pela Protarget Comunicação e Marketing (Novo Hamburgo/RS).

 

Fonte: EXCLUSIVO.COM.BR

 

 

O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) disse que com menos impostos, as vendas vão crescer e os governos conseguirão arrecadar mais

São Paulo - Na presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, que representou a presidente Dilma Rousseff na abertura da 45ª Francal, presidentes de entidades representativas do setor calçadista pediram ao governo empenho na redução de impostos, unificação do ICMS interestadual e mais medidas de estímulo ao consumo.

O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Antoniel Lordelo, disse que com menos impostos, as vendas vão crescer e os governos estaduais e municipais conseguirão arrecadar mais.

Voltando-se para o governador da Bahia, Jaques Wagner, ele pediu que os governadores usem suas influências para que seja implementada a unificação do ICMS.

O presidente da Abicalçados, Heitor Klein, pediu às autoridades mais medidas de estímulos ao consumo e à inflação que, de acordo com ele, afeta especialmente o poder de compra da classe média, maior consumidora de calçados do País.

De acordo com Klein, as medidas de desonerações para o setor levaram as exportações a um crescimento de 10% só neste ano, mas as importações cresceram 14%. "O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de produtores de calçados e não podemos aceitar que o País perca posição na sua indústria", disse.

 

Fonte: EXAME.COM

 

Os últimos detalhes para a realização da primeira Bota do Mundo de futebol, que acontecerá no próximo dia 15, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo/RS, foram definidos em reunião entre a Equipe Abicalçados e Smile Flame na tarde de ontem (3). A iniciativa, que visa proporcionar a inclusão de crianças cadeirantes em uma verdadeira Copa do Mundo, tem o apoio da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Coopershoes, Exclusivo, Instituto Carlos Duarte e Esporte Clube Novo Hamburgo, Kildare, Ortopédica Catarinense, Paquetá, Perestroika, Prorrogação, New Profissionais da Imagem, Rádio Atlântida e SPR.

Antecedendo o evento, será realizado um sorteio para definição das 16 duplas de ídolos do futebol e crianças e as respectivas seleções. O encontro será na AACD, em Porto Alegre/RS, às 14 horas do dia 11 de dezembro.

Para colocar o nome no projeto, empresas e pessoas físicas podem ajudar através do Catarse (catarse.me/botadomundo). As empresas podem, ainda, colaborar com uma cota de patrocínio a partir de R$ 3 mil.

Projeto

O projeto Bota do Mundo está chamando ídolos do futebol que formarão duplas com crianças cadeirantes. Cada dupla será uma seleção da Copa do Mundo de 2014 e disputará, em pênaltis, o título do torneio. As crianças poderão chutar a bola graças a uma bota especial desenvolvida pela Coopershoes. Alguns nomes já confirmaram presença: Tinga, ídolo do Internacional e atualmente no Cruzeiro; Nei, ex-jogador do Internacional e atualmente no Vasco da Gama; João Afonso, jogador do Internacional; Chicão, jogador do Novo Hamburgo; Mazaropi e Espinosa, ídolos do Grêmio; e os ex-jogadores  Volmir (dupla Grenal), Daniel Franco (Internacional) e Gavião (Grêmio).

SERVIÇO

Sorteio das duplas e chaves: 11/12, às 14hs, na AACD (rua Professor Cristiano Fischer, 1510 - Jardim do Salso, Porto Alegre/RS)

Evento:  15/12, a partir das 14hs, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo/RS. Show de abertura com banda a ser confirmada.

Ingressos: R$ 5 para público em geral. Cadeirantes/responsáveis e crianças menores de 10 anos isentos. Os ingressos serão vendidos nas bilheterias do Estádio do Vale no dia do evento.

Participantes: 16 duplas formadas por ídolos e crianças cadeirantes selecionadas pela AACD

 Fonte: exclusivo.com.br

 

 

32Há 14 ANOS! Conectando seu negócio a soluções criativas!

Nesse período, desde o início até agora, a lição mais importante que aprendemos foi o quanto o relacionamento com os clientes ao longo do caminho é valioso.

Sem o apoio e as indicações que os nossos clientes fazem do nosso trabalho, não seria possível chegar até aqui. E para contar sempre com este apoio, estamos constantemente aprimorando as soluções que oferecemos, e sempre olhando para o principal: as novas necessidades dos nossos clientes.

Hoje a BiG DESiGNER representa diversas empresas na internet, elas utilizam nossos produtos e serviços sem ter de se preocupar com questões técnicas ou operacionais, assim sobra tempo para investir no mais importante: gerar negócios, ao invés de gerar trabalho.

Esperamos para o futuro ampliar ainda mais as facilidade de operação dos nossos produtos e serviços, e fazer com que fique cada vez mais fácil gerar resultados usando a internet como plataforma, seja para vender, divulgar, ou administrar grandes volumes de informação.

31 Oct 2013

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio, em parceria com a empresa Comcorp, anunciaram nesta quarta-feira (3/7) o retorno à cidade da Jaú Trend Show, feira do interior paulista de calçados e acessórios. A 10ª edição da exposição será realizada entre os dias 10 e 12 de novembro de 2013 no Centro de Convenções Sebastião Camargo. Em 2014, a 11ª edição está prevista para 18 a 20 de maio no mesmo local.

A Jaú Trend Show nasceu em Jaú em 2009 e teve sete edições na cidade. Depois, em 2012, foi para Ribeirão Preto. Agora retorna às origens. A volta da feira a Jaú faz parte das ações de governo do prefeito Rafael Agostini, que deu a notícia em entrevista coletiva, na qual participaram o secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio de Jaú, Jorge Luiz Alcalde, o diretor da Comcorp (organizadora), Caíque Paes de Barros.

Seminário Preparatório da Couromoda ocorreu em SP

Foto: DivulgaçãoEvento anunciou novidades para 2014 e ferramentas disponíveis para otimizar a visitação.

Expositores da São Paulo Prêt-à-Porter e da Couromoda prestigiaram o Seminário Preparatório realizado pelo Grupo Couromoda, em 11 de novembro, em São Paulo, que anunciou as novidades para as feiras de 2014, as ferramentas disponíveis para otimizar a visitação nos estandes e ações conjuntas entre as feiras com foco em incrementar ainda mais os resultados dos industriais.

O presidente do Grupo Couromoda, Francisco Santos, deu boas-vindas aos expositores e explicou que o encontro em São Paulo conclui uma série de eventos realizados no interior e em outros Estados como forma de levar aos expositores mais informações sobre as feiras e mercado.

“Realizamos este evento em uma série de locais, entre eles Novo Hamburgo/RS e Franca/SP, e não podíamos deixar de incluir no cronograma a capital paulista, já que temos 200 expositores na Grande São Paulo. Dessa forma procuramos trazer para os expositores o clima positivo de Couromoda e de São Paulo Prêt-à-Porter, temos a possibilidade ouvir os expositores e de levar a cada participante mais informação de mercado”, explicou Santos.

Ações São Paulo Prêt-à-Porter e Couromoda 2014

O programa teve início com a apresentação da gerente de comunicação do Grupo Couromoda/São Paulo Prêt-à-Porter, Juliana Lorenzato, e do diretor geral do Grupo Couromoda/São Paulo Prêt-à-Porter, Jeferson Santos, sobre cada uma das feiras seguida pelas ações conjuntas. “Couromoda registra 80.000 visitas profissionais, que inclui o incremento de 2.000 internacionais. Estamos ampliando as ações tanto no mercado interno quanto no exterior em especial na Europa, Oriente Médio e América Latina”.

Já São Paulo Prêt-à-Porter como feira de confecções e acessórios tem entre suas características principais o fato de ser realizada na capital paulista e este conceito tem sido fortalecido junto ao varejo. “São Paulo Prêt-à-Porter é de fato uma cidade lançadora de tendências que depois são replicadas para todo País. Além disso, é o principal polo econômico da América Latina. Para 2014, as ações de visitação nesta região foram ampliadas”, complementouJuliana Lorenzato. 

Além dos lançamentos dos expositores outra ação vem atraindo cada vez mais lojistas. “Para a São Paulo Prêt-à-Porter 2014 continuaremos a investir no Fórum de Moda como iniciativa de atualização profissional que tem mobilizado cerca de 1.400 participantes, favorecendo o aumento da permanência do lojista no evento”, pontuou Jeferson Santos.

A gerente de comunicação, Juliana Lorenzato, esclareceu a importância do envio de material dos expositores para os portais. “Ambos divulgam notícias nos expositores o ano todo, trata-se de mais um serviço oferecido aos expositores”, complementou.

Entre as novidades de Couromoda 2014 um dos destaques é a campanha “Ótimos negócios, todos os dias”, que incentiva a visitação e a permanência até o quarto dia da feira, com direito a sorteios entre os visitantes que estejam no pavilhão nos últimos momentos de exposição. Além disso, movimentando as noites da feira, estão previstos diversos eventos de confraternização e relacionamento para expositores, lojistas e representantes comerciais.

Viagem e Hospedagem

Quanto às ações conjuntas o destaque é a parceria com o VoeTur que tem como resultado os sites Prêt-à-Porter Viagens e Couromoda Viagens plataformas que oferecem passagens aéreas, hotéis e pacotes para as feiras com todo conforto, segurança e ótimas condições de pagamento (www.couromodaviagens.com.br ewww.pretaporterviagens.com.br).

“Uma empresa promotora de feiras preocupada em facilitar a vinda dos lojistas aos eventos é algo inédito. Nos sites é possível obter preços diferenciados para embarques três dias antes e três dias após as feiras. Recomendamos que os expositores e visitantes se antecipem para garantir os melhores preços. É essencial que não apenas as feiras, mas também os expositores divulguem aos lojistas esta facilidade”, disse o diretor da VoeTur, Wagner Ferreira.

Como otimizar os resultados nas feiras

Um dos pontos-chave do encontro foi a palestra “Como maximizar e ter ótimos resultados nos eventos”, comFernando Lummertz, administrador, jornalista e escritor. “Os principais erros cometidos pelos expositores que fazem com que o resultado nos eventos não seja o esperado estão relacionados a ações muitos simples. A comunicação eficiente, por exemplo, é essencial e merece atenção redobrada no pré-feira, durante e no pós”. Clique aqui e saiba mais

Análise e expectativas do varejo de moda

A última parte do programa ficou por conta de um bate-papo com moderação do diretor do Fórum Couromoda, Airton Manoel Dias, com a presença do presidente da Ablac – Associação Brasileira dos Lojistas de Calçados e da Rede Azul Calçados, Antoniel Lordelo; do presidente da Abiacav – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Acessórios de Viagem, Vidal Veicer; do presidente da Rede Pontal Calçados, Manoel Kherlakian, e do diretor da Resolução Assessoria de Moda, Silvio Chadad.

Airton Manoel Dias questionou os participantes sobre os resultados de 2013 e as expectativas com 2014. “Como vocês que atuam no setor analisam as principais datas de 2013 para o varejo e como acreditam que será 2014 – um ano de Copa do Mundo no Brasil e Eleições?”

Dias chamou atenção para as projeções positivas de diferentes entidades e órgãos de estudos de mercado, como o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), segundo as quais o setor de vestuário e calçados deverá obter crescimento de 9,5% em suas vendas até dezembro, ante 7,5% do varejo em geral.

Para Antoniel Lordelo, algumas datas surpreenderam e outras foram impactadas pelas variações climáticas. “O clima pode ajudar ou não e o Dia das Mães não foi favorável em 2013, pois as temperaturas estavam altas demais para vendermos botas. O Dia dos Namorados foi bom e o Dia dos Pais teve resultados excelentes, representando uma retomada para o varejo. Tradicionalmente quando o Dia dos Pais é bom, como foi este ano, o Natal também segue na mesma direção. Em 2014, teremos o efeito jogos, em que as lojas fecham no momento em que a seleção está em campo e perdem vendas; e o efeito Copa, com mais movimento, turismo e compras. O importante é ter criatividade para aproveitar o melhor dessa situação”.

Kherlakian traçou um panorama das vendas na Pontal em 2013 nas principais datas para o varejo. “O Dia das Mães por conta da mudança de temperatura ficou abaixo das expectativas. Já no Dia dos Namorados tivemos crescimento em relação a 2012 e o Dia dos Pais foi muito bom. Sobre 2014, acredito que a Copa deve favorecer o crescimento do varejo, o que preocupa é a inflação”.

Já Chadad acredita em perspectivas positivas para os próximos Dia dos Pais e Dia dos Namorados. “O Dias dos Pais deve seguir estável nos próximos anos. Vejo o Dia dos Namorados relacionado ao imediatismo do jovem e por esse motivo deve continuar em crescimento. Já o Dia das Mães depende do planejamento do varejo, as mães mudaram, hoje são muito mais jovens e não me refiro à idade, mas ao comportamento”.

Para Vidal Veicer, 2014 promete desafios. “Inovar será essencial, pois o varejo está se transformando. Quem não se modernizar para adaptar-se às necessidades de compra poderá ter problemas no futuro”.

 

Fonte: http://exclusivo.com.br/noticias/fabricante/-seminario-preparatorio-da-couromoda-ocorreu-em-sp

Foto: DivulgaçãoNúmeros equivalem a uma semana, ao todo, são 895 mil pares retidos.

O impasse com a Argentina segue acumulando prejuízos para os calçadistas brasileiros. Conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em uma semana os argentinos barraram mais de 150 mil pares do produto verde-amarelo. Agora já são 895 mil pares retidos, o que equivale a um prejuízo de mais de US$ 17,7 milhões.

 O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, ressalta que, em alguns casos, os calçados estão retidos desde julho deste ano. “O prazo estabelecido pela Organização Mundial do Comércio – OMC – para a liberação é de 60 dias. O caso se torna ainda mais grave por acontecer no âmbito do Mercosul”, reclama. Segundo o executivo, é inaceitável que o Governo Federal aceite as restrições que deterioram o segundo mais importante mercado para o calçado brasileiro. “Já não bastassem os problemas de competitividade que enfrentamos, ainda arcamos com o ônus da passividade oficial na questão”, acrescenta. 

 O receio da Abicalçados é de que os entraves impostos pelo governo Cristina Kirchner ocasionem cancelamentos, visto que o calçado negociado corre o risco de não estar nas vitrines argentinas para as festas de final de ano. “Muitas empresas estão desistindo de exportar para a Argentina, o que é lamentável, pois existe uma demanda grande por calçado brasileiro no País. Estamos assistindo a deterioração do nosso, ainda, segundo principal mercado além-fronteiras”, conclui Klein. 

 Recente pesquisa da Abicalçados com associados apontou que 39% das empresas ouvidas desistiram de exportar para a Argentina devido a imprevisibilidade dos negócios.

QUEDA LIVRE - As exportações brasileiras de calçados estão em queda livre para a Argentina. Em setembro as exportações caíram 44% em dólares e 67,7% em pares no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Naquele mês, os “hermanos” importaram 866,5 mil pares pelos quais pagaram US$ 11,4 milhões. A tendência, mantidas as barreiras, é de queda ainda maior até o final do ano. 

ENTENDA - O governo argentino instituiu, em 2012, a necessidade da Declaração Juramentada Antecipada de Importação (DJAI), burocracia que obriga o exportador declare suas intenções de investimento em solo argentino através da política informal do uno por uno (para cada dólar importado um deve ser investido no País). Na prática, a política visa, através de uma manobra protecionista, equilibrar a balança comercial argentina. Alguns calçados brasileiros aguardam liberação desde julho. A Abicalçados alerta para o risco de cancelamentos.

Fonte: http://exclusivo.com.br/noticias/fabricante/argentina-barra-mais-150-mil-pares-brasileiros

Foto: DivulgaçãoAbrameq realiza evento para apresentar novos projetos em parceria com o SinmaqSinos

O SinmaqSinos (Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo) e a Abrameq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couro e Calçados) realizam, no dia 18 de novembro, a partir das 11h, no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS, um evento para o lançamento de dois novos projetos.

Um deles é o Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria - CNI, FIERGS e Sebrae. O projeto contará com recursos para incentivo a competitividade das pequenas empresas nas áreas gestão de negócios e ambiental, vendas e NR12. Serão lançadas duas cartilhas: uma sobre boas práticas na área de gestão ambiental e outra na área de soluções de NR12 para máquinas operatrizes, em parceria com Ministério do Trabalho e com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O segundo projeto, em parceria com o Sebrae/RS, é orientado ao Desenvolvimento Sustentável do Setor de Máquinas do Vale do Sinos e do Paranhana, e promove capacitações na áreas de liderança e gestão.

A presença deve ser confirmada pelo fone (51) 3594 2232, com Jessica Silva. Comunicação da Abrameq e SinmaqSinos.

Fonte: http://exclusivo.com.br/noticias/fabricante/fabricantes-de-maquinas-com-dois-novos-projetos10

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