Entre as novidades que a Democrata apresenta em primeira mão ao mercado na Francal está o Storm, com design moderno e esportivo na cor preta, um modelo totalmente diferente de todos os que a marca já fabricou até hoje.

Outra novidade da marca na feira é o sapato social Metropolitan da linha dos clássicos da Democrata, com duas fivelas laterais. Trata-se de tendência italiana que chega com força ao Brasil na próxima estação.

A Democrata apresenta também cinco calçados da linha Denin, fabricados em couro mais forte e resistente: são dois tênis casuais Neo, com cadarço, e dois sem cadarço Sharp.

Fonte: Primeira Página/Democrata
23 Jun 2017

 

Estilosa, alegre e alto astral, a Valentina Flats explorou seu conceito em conjunto com tendências de moda e deu origem uma coleção com notas de feminilidade e romantismo para a primavera-verão 2018. A principal inspiração para o mix da estação quente são as flores e suas formas, que surgem na coleção em sintonia com o DNA da marca, imprimindo um perfume romântico às peças. Elas se mostram, principalmente, através dos bordados, que são marca registrada das criações Valentina, dando vida a um autêntico jardim de possibilidades no mood artesanal.

Elementos ultrafemininos também adornam o mix, com ênfase para os laços e babados, que foram unanimidade nos desfiles internacionais e aparecem para conferir um toque extra de personalidade às peças. Releituras delicadas dividem espaço com propostas repletas de glamour, em materiais como paetês e materiais metalizados.

Outro destaque são os motivos e composições de materiais e cores que imprimem uma vibe étnica. As novidades se mostram em nuances que vão das vibrantes às candy colors, como os queridinhos rosa quartzo e azul blue jeans. Padronagens como o xadrez vichy e as listras, além de elementos como cordas e crochet complementam a coleção com graça e frescor.

Sapatilhas, alpargatas, mules, slides, sandálias, rasteiras, tênis e flatforms integram o mix de novidades. Em termos de materiais, foram priorizados tecidos com fios de procedência ecológica, outros com aplicação de lâminas de metal, bem como os tradicionais jeans e lonas, que servem como pano de fundo para os mais variados adornos nas tendências de moda, resultando em um mix plural e cheio de personalidade.

 

No dia 13, durante realização do Seminário Nacional da Indústria de Calçados (SNIC), a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) lançou estudo inédito em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Sul, braço de pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O estudo, intitulado “15 direções para o futuro da indústria de calçados”, traz macrotendências que irão balizar o futuro do setor: Máquinas inteligentes como vantagem competitiva; Fabricação distribuída; Comunidades criativas; Envelhecimento da população mundial; Humanos potencializados; Genderless; Economia global em transformação;  Cultura local em mercado global; O varejo em transformação; A empresa na sociedade; Virtualmente presente; Todos os produtos se tornarão serviços; Sustentabilidade como estratégia; Escassez de recursos tradicionais; e Economia circular.
 
Segundo o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, o estudo quer estimular um olhar de longo prazo para as empresas do setor e faz uma relação direta com as categorias do Prêmio Direções: Gestão Industrial, Design, Internacionalização, Marketing e Sustentabilidade. “O estudo aponta os principais movimentos que empresas e o mercado estão passando hoje e que terão de evoluir num futuro não muito distante para o incremento dos negócios”, conta.

O estudo completo pode ser acessado em 15direcoes.com.br.

 

O julgamento da 22ª edição do Prêmio Francal Top de Estilismo acontece nesta quarta-feira, 21 de junho, na sede da Francal Feiras, zona Norte de São Paulo. A equipe de jurados é formada por profissionais experientes e atuantes no mercado de design de moda. Confira: 

Dhora Costa: Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo. Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista. Especialista em Fashion Consultant Image - Istituto Marangoni – Paris, em Moda & Criação pela Faculdade Santa Marcelina e em Estilismo pela Ecole Supérieure des Arts e Thecniques de La Mode? ESMOD. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco, Dhora atualmente é professora titular do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e proprietária do Ateliê ModaImagem - consultoria de design produtos e de imagem e estilo. 

Denise Gerassi: Farmacêutica paulista, apaixonada por bolsas desde sempre, que decide em 2014 abandonar a profissão e se dedicar ao seu sonho, e assim nasce sua marca. Desenvolve peças que valorizam o design exclusivo, o couro legítimo junto a materiais típicos do país, desenvolvidos a partir de produtos de descarte, como por exemplo as peles de peixes e cabra. Desde seu lançamento tem apresentado seus produtos em feiras nacionais e internacionais, levando sua mensagem de brasilidade aliada à sua arte de fazer artesanalmente. Assim seu trabalho é reconhecido em vários países para os quais exporta. 

Guto Marinho: Designer de calçados e professor PhD da Faculdade Santa Marcelina, com graduação em Design pela FAAP, Mestre em Engenharia. Automotiva pela POLI/USP e Doutor pela FAU/USP, Guto é professor do curso de Desenho de Moda da Faculdade Santa Marcelina, São Paulo e consultor na área de Criação de Componentes para Calçados e Acessórios de Moda.

Lucius Vilar: Graduado em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, Lucius é diretor criativo do estúdio LUV, um escritório de imagem que trabalha com consultoria de pesquisas de moda e comportamento, estratégia e posicionamento, identidade e universo visual, desenvolvimento de coleções e design de superfície. Tem parcerias com grandes Associações, como a Assintecal e a Abit, e possui trabalhos realizados para o Senac Moda Informação, IBB e a revista internacional Bloom da trend forecastor Li Edelkoort. O diretor criativo ministra palestras e workshops para o MDIC / Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e instituições de ensino: Anhembi Morumbi (SP), Belas Artes (SP), IED (SP), Senac, (SP), Esamc (MG), UNP (RN), Universidad ORT (Montevidéu – Uruguai) e Unversidad San Buenaventura (Calí – Colômbia).
Baseados em critérios como adequação ao tema, cunho comercial, inovação, criatividade, sistema de construção e material utilizado, os jurados decidirão quem são os três vencedores de cada categoria: Calçado Feminino, Calçado Masculino e Bolsa. 

A revelação da colocação de cada um deles acontece somente na festa de premiação, no dia 2 de julho, primeiro dia da Francal 2017, às 18h, no Expo Center Norte. A cerimônia contará com a presença de fabricantes, estilistas, lojistas e outros profissionais ligados à cadeia do calçado e acessórios de moda.

Na ocasião, os vencedores receberão troféus e prêmios em dinheiro de acordo com sua classificação - R$ 2 mil para o primeiro colocado, R$ 1,5 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro – e concorrem na hora, por sorteio, a uma bolsa de estudos no Curso de Extensão One Year – Creative Course, Shoes & Bags – Design and Business oferecida pelo IED.
Neste ano, as criações tiveram que seguir o tema “Expresse”, desenvolvido pelo IED-São Paulo, sob a coordenação de Meline Moumdjian, coordenadora do curso de pós-graduação da instituição. 

O tema provocou os participantes a repensar desenhos, formas, princípios, técnicas e cores de suas criações, tendo em vista a revolução dos hábitos, modos e costumes dos consumidores, e os convidou a explorar o lifestyle, transitar pelas tribos e transformar a estética de décadas passadas.

 

O verão intenso e fashionista da Loucos & Santos se revela em seus primeiros cliques. A nova campanha de moda da marca já começou a ser fotografada com a top Priscila Kardel. Com cliques de Fabian Gloeden (ORG Studio), o shooting destaca os sapatos e bolsas da coleção primavera-verão 2018 que chega às lojas em breve.

Para a próxima temporada, a Loucos & Santos renova a sua energia vanguardista, trazendo propostas que mesclam as grandes tendências da cena fashion com itens atemporais e indispensáveis no closet feminino. A marca aposta em uma vibe cheia de positividade, valorizando a essência feminina em cada criação.

Ficha técnica
Modelo: Priscila Lourenço Kardel | JOY Model Management
Fotografia: Fabian Gloeden – ORG Studio
Fashion film: Luigi Vieira
Stylist: Shana Nunes
Make & Hair: Savana Sá
Cenografia: Letícia Bueno

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) estará na 49ª Feira Internacional da Moda em Calçado e Acessórios – Francal - com ações de promoção comercial e de imagem, Talk Shoe e a tradicional coletiva de imprensa. A feira paulista, uma das maiores da América Latina, acontecerá entre os dias 2 e 5 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, e reunirá mais de 1,5 mil marcas de calçados e acessórios.
 
O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, ressalta que a expectativa para a Francal é de confirmação da retomada no consumo, especialmente no ambiente doméstico. “Mesmo com a crise política, por ora instalada, notamos uma recuperação da demanda por calçados, o que deve refletir positivamente no evento”, comenta. No primeiro trimestre, conforme o IBGE, as vendas internas de calçados e vestuário aumentaram 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado. “Apesar da base de comparação ser muito fraca, o número aponta uma retomada importante. A Francal, por ser a mostra que lança oficialmente as coleções de primavera-verão, a mais importante em termos de volume de vendas do setor, deve confirmar esse movimento de recuperação gradual”, acrescenta o executivo.
 
A feira paulista também recebe um número significativo de compradores internacionais. Para essa edição, conforme a organização da mostra, são esperados mais de 1,5 mil importadores, a maior parte da América Latina. A Abicalçados contribuirá para a presença estrangeira por meio do Projeto Comprador VIP, realizado no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Nesta oportunidade, participam do projeto o Studio F, da Colômbia, Henderson e Pazolini, ambos da Rússia e que vêm ao Brasil a convite do escritório Apex-Brasil Eurásia.
 
Negócios
Segundo a coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, o Studio F, somente no ano passado, importou mais de 1 milhão de pares, apenas 10% deles brasileiros. “Trata-se de uma empresa de forte potencial, especialmente para produtos de moda, mas que ainda trabalha pouco com o Brasil”, explica, acrescentando que o comprador vem ao País em busca de calçados femininos. Já o grupo Henderson possui 150 lojas em todo o território russo e trabalha com calçados importados da China, Índia e Portugal. “Agora estão interessados em prospectar o mercado brasileiro”, comenta Letícia. O grupo Pazolini, por sua vez, trabalha com calçados femininos e masculinos variados, com orientação para moda e design, e potencial forte no e-commerce.
  
Imagem
Nesta edição da Francal será realizado, ainda, o Projeto Imagem. Também realizado no âmbito do Brazilian Footwear, o projeto traz jornalistas de alguns dos principais veículos segmentados internacionais de calçados. Estarão no Brasil durante a feira os jornalistas Maite Ruiz Atella (Global Fashion/Espanha), Jose Rivera (ModaPelle/Itália), Jean Pierre Bidegain (Chausser/França), Bárbara Solini (Edizioni AF/Itália), Andres Rodriguez (Style America/Colômbia), Ayda Maria Martinez Ipuz (ADN/Colômbia), Maurício Herzcovich (CueroAmerica/Argentina) e Horacio Delfino (Serma/Argentina). “O objetivo do Projeto Imagem é dar visibilidade ao calçado brasileiro em alguns dos nossos principais mercados, com matérias em veículos relevantes e com ampla circulação”, ressalta a gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos.
 
Talk Shoe
Com o objetivo de gerar informação de qualidade para profissionais industriais e lojistas do setor calçadista nacional, a Abicalçados promoverá, nos segundo e terceiro dias da Francal, o tradicional ciclo de palestras rápidas Talk Shoe. Para esta edição, serão apresentados temas como branding, internacionalização e cocriação no  Palco Tulipa - Rua A com Passarela 15.
 
O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que, além dos especialistas que abordarão as tendências em branding e da cocriação, muito em voga no segmento, o programa de palestras objetivas trará alguns dos cases vencedores da mais recente edição do Prêmio Direções, entregue em abril passado. “O ciclo de palestras rápidas tem o objetivo de fornecer informações importantes e resumidas para o público de industriais, lojistas e profissionais ligados ao setor calçadista”, comenta.
 
O Talk Shoe – que nesta edição não exigirá inscrição prévia, mas tem lugares limitados - é uma realização da Abicalçados que conta com os patrocínios da Francal Feiras e Couromoda. A parceria é da ESPM-Sul.  
 
 
Programação

03/07/2017
13h - Tendências em Branding: Do DNA à experiência da marca, com Diego Costa Pinto (ESPM-Sul)
14h - Internacionalização de marca com alto valor agregado e design original: o caso da CIAO MAO, com  Daniel T. Hayashi (CIAO MAO – Vencedor Prêmio Direções)
 
04/07/2017
13h - COCRIAÇÃO: Envolvendo o cliente na entrega de valor da marca, com Artur Vasconcellos (ESPM-Sul)
14h - Usthemp Co-Creation: cliente e marca juntos na criação de calçados únicos, com Fabiano Bladt (USTHEMP – Vencedor Prêmio Direções)
 
 

ATENÇÃO IMPRENSA

Durante a Francal será realizada a tradicional coletiva de imprensa da Abicalçados, que nesta oportunidade marcará o lançamento da segunda edição do Relatório Setorial Indústria de Calçados, com dados do setor calçadista brasileiro, comparativos e análises de especialistas. O encontro com jornalistas será realizado às 13h do segundo dia da mostra (03/07), na Sala de Eventos (Estande Francal) - Rua B, e será sucedido por um coquetel. Confirmações para  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  até o dia 27/06.

 

A Pampili leva para a Francal sua coleção verão, repleta de tênis, sapatilhas e sandálias com um mix de cores e aplicações de flores. Confortáveis, modernos e ousados, os modelos comportam looks originais para as meninas. A coleção também traz a mistura de glitter, patches, listras e pedras que permitem compor looks incríveis. 

Nessa estação, os looks sofisticados marcam presença com tons mais claros, metalizados e design minimalista. As sapatilhas ganham aplicações de cristais, além de super glamourosas, são versáteis e muito confortáveis. 
O étnico se reinventa e vem para marcar a estação. Com referências africanas, nasceram sandálias com tiras. Muitos tons terrosos, com toques de laranja, azul e verde e detalhes artesanais. 

Entre as novidades da marca para a feira está o Patinê, um tênis com sistema de rodinha e luz de LED que traz a moda com a diversão em um só calçado. Trata-se de um produto interativo, cheio de estilo e ousadia, para meninas antenadas e descoladas. Lúdicos e modernos, os Tênis Sneaker Luz vêm com LED de acendimento sequencial, em formato de corações no solado. Os modelos de cano alto e baixo trazem materiais diferenciados e detalhes lúdicos. 

Da linha Zoo, nasceu um material interativo para mamãe compartilhar momentos com sua filha. Junto ao produto, vem um kit com um livro e quatro dedoches (fantoches de dedo), para deixar a história mais dinâmica e divertida. 

 

A coleção de primavera-verão da Verofatto presente na Francal 2017 traz slides, sneackers, plataformas, sandálias e mules, acompanhados por bolsas e cintos cuidadosamente elaborados para manter a mesma linha da coleção. 

No clima da estação, as peças são delicadamente complementadas por flores e folhas, brilhos e metalizados, além de elaborados vazados em laser, laços e babados, seguindo as tendências da cena fashion internacional. 

Na paleta de cores, fúcsia, pitanga, fisalis e acqua dão o ar veranil, enquanto verde, quartzo e branco ganham toque de suavidade. Os tons clássicos surgem nas opções nude, cognac, tan, navy, tomate e preto. 

 

Para dar as boas-vindas ao mercado, mais uma vez a Francal optou por um formato inovador e promove um painel de debates. Tendo o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, como anfitrião, e a jornalista e apresentadora Carla Vilhena como mediadora, dirigentes e empresários vão avaliar o atual cenário da moda em calçados e acessórios, as perspectivas e tendências para o segundo semestre o papel fundamental que a inovação desempenha nos processos, da criação ao varejo.

Realizado no primeiro dia da feira (2 de julho, domingo), às 12h, na Arena Verão Francal, a ideia do painel é formar e transmitir aos expositores e visitantes da feira um quadro do presente e futuro do setor, a partir das diferentes perspectivas dos elos que compõem a cadeia produtiva. Não é necessário fazer inscrição prévia para assistir ao painel.

PAINEL DE ABERTURA FRANCAL 2017
Dia: 02 de julho, 12h00
Local: Arena Verão Francal 

Anfitrião:
Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal

Convidados:
Heitor Klein, presidente da Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados

Marcone Tavares, presidente da ABLAC – Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados

Jorge Bischoff, designer e empresário das marcas Jorge Bischoff e Loucos e Santos

Camila Klein, designer e empresária da grife que leva seu nome

Ricardo Chamberlain Alarcon, diretor Comercial da Grendene

 

Em variados shapes e propostas, as flats estão entre os highlights da coleção verão que a Sapri leva para a Francal. Anabelas com recortes estratégicos feitos à laser e flatforms com aplicações de fivelas, tiras e amarrações trazem um apelo moderno no produto.

Valorizando a tendência sportwear, os modelos slip on são grandes protagonistas na coleção, com aplicações de strass e lantejoulas, destacando o modelo Splash, novidade exclusiva da grife. Ainda na batida do conforto, as flatforms e as sandálias com solado tratorado continuam em evidência, metalizadas e em couro.

Fonte: Primeira Página
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