Marca traz slides, sandálias e rasteiras de diversos estilos para agregar os looks da estação

 

 A estação mais esperada do ano está chegando e logo as temperaturas começam a subir. Pensando nisso, a Usaflex, pioneira na fabricação de calçados com conforto e moda, investiu em rasteiras e sandálias recheadas de estilo e tecnologia que fazem a diferença na hora de compor looks para os dias mais quentes.

 Um dos destaques da estação é a linha Refresh, composta por quatro modelos super leves e confortáveis, compostos por micro furos no solado, que possibilitam a entrada e saída do ar, permitindo que o pé transpire de forma natural. “Essa tecnologia possibilita mais refrescância e maior sensação de conforto. Além disso, o design é despojado e colorido, o que proporciona aos looks mais leveza e descontração”, destaca Eduardo Muller, designer da Usaflex.

A marca também apostou nos modelos sliders, que são a grande sensação do verão, e nas sandálias de salto confortáveis que são levíssimas e combinam com todos os tipos de looks.

 

A Coleção da Dakota traz modelos modernos, estilosos e confortáveis para relaxar, passear, sair durante o dia ou à noite. Sandálias de salto, rasteiras, tamancos, tênis, sapatilhas, sapatos e espadrilhas compõem o mix da marca.

Um dos lançamentos que promete ser a sensação da estação é a sandália Dakota com crochê e cortiça. Ela possui salto médio blocado marfim com detalhes vazados e fechamento lateral ajustável. 

O tamanco é mais uma tendência da estação quente do ano. Entre os diversos modelos da marca, o tamanco rasteiro Dakota preto com pérolas é de arrasar. Com tira larga e aplique de pérolas, o calçado imprime estilo e sofisticação. 

Fonte: Primeira Página
08 Dec 2017

 

Tendência que nunca perde o brilho, as correntes estão presentes em todas as passarelas e coleções, seja em detalhes ou como protagonistas, elas proporcionam glamour e sofisticação. E na coleção de bolsas da Bliss não é diferente. A marca traz diversos modelos na coleção Primavera-Verão 2018 com as correntes presentes em alças curtas ou longas. Em tons de níquel e ouro, os adereços complementam desde as peças mais minimalistas até as mais luxuosas, que vão do trabalho à festa.

 

 

 Como destaque no nível técnico, empresa deve ampliar parceria com a instituição em cursos que envolvem materiais, processos e colagens na área de calçados.

 

 Referência no mercado e um dos maiores fabricantes de componentes para a indústria calçadista da América Latina, o Grupo Amazonas recebeu convite para participar do curso "Processos de qualidade para área de calçados", da Escola de Educação Profissional - Senai Ildefonso Simões Lopes, de Novo Hamburgo (RS). No encontro, realizado no mês de novembro e que teve como foco analisar fatores que influenciam a qualidade do calçado, os 23 participantes puderam aprofundar um pouco mais a questão da colagem, um dos maiores desafios enfrentados pelo segmento.

 Para Lidmor Carvalho, Gerente Nacional do Negócio de Calçados do Grupo Amazonas, esse tipo de iniciativa traz diversos pontos positivos. De um lado o Senai se firma como uma das instituições mais importantes e focadas em treinamentos, parcerias e divulgações envolvendo o setor coureiro calçadista, e do outro a Amazonas tem a oportunidade de divulgar seus produtos, tecnologias, mostrar sua capacidade técnica e comercial, participando de treinamentos sobre processos de colagens, adesivos e materiais:

 “Ficamos bastante satisfeitos com o resulto, afinal o retorno foi dos mais positivos. Agradeceram a disponibilidade e elogiaram muito nosso conhecimento técnico. Com isso, a instituição sinalizou interesse em nos convidar para participação em outros cursos que envolvem materiais, processos e colagens e até um específico sobre colagens”, destaca.

Empresa parceira

 Fora o treinamento realizado no Senai de Novo Hamburgo, o Grupo Amazonas tem alguns acordos de cooperação com unidades da instituição pelo Brasil. Para as unidades Senai de Campina Grande e João Pessoa (PB) fornece materiais e, recentemente, ministrou curso na carreta itinerante, em Campina Grande. Em Juazeiro do Norte e Sobral (CE), a parceria contemplou, há pouco tempo, dois treinamentos direcionados ao corpo docente, enquanto que com a Escola de Calçados do Senai de Jaú (SP), pela proximidade com a matriz da empresa em Franca, pôde receber dois ônibus de alunos e professores em visita às instalações.

 A boa notícia é que a iniciativa não para por aí. Está em fase de estudos um projeto de participação da Amazonas em cursos de formação de profissionais para a cadeia coureiro calçadista de forma mais intensiva. Em breve, a empresa trará mais novidades sobre a ação.

 

Perfil Grupo Amazonas

 O Grupo Amazonas, fundado em 1947, na cidade de Franca (SP), é referência nacional e internacional em suas áreas de atuação: Adesivos e Selantes; Componentes para Calçados; Compostos de Borracha e de TR; Gestão de Marcas em Sandálias e Moda; e Transporte e Logística.

 Graças à visão empreendedora de seus fundadores, a empresa que iniciou suas atividades com a manufatura de saltos de borracha alcançou, em pouco tempo, reconhecimento nacional e internacional como uma das mais importantes indústrias de componentes para calçados do país.

 O foco na qualidade e na inovação, desde sua origem, foi a base para o crescimento e expansão do portfólio de produtos, abrangendo soluções pioneiras. Hoje, com mais de 13 mil itens comercializados, a companhia está presente no mercado de consumo e industrial, tendo sua marca fortemente reconhecida por consumidores finais - incluindo o mercado internacional - e pelas principais indústrias brasileiras dos mais diversificados segmentos.

  Para dar suporte a todas as áreas de atuação, o Grupo Amazonas conta com cerca de 1.200 colaboradores e seis unidades produtivas (cinco no Brasil e uma no Uruguai), um Centro de Distribuição na região Sul do país, além de 14 filiais e agências da área de Transporte e Logística. O grupo possui capacidade instalada para processar mais de 80 mil toneladas de matérias-primas e 3,6 milhões de pares de sandálias por ano.

 

Textura icônica movimenta o dress code e incrementa os calçados da marca! O mood do momento é inspirado por um dos períodos mais imponentes da biografia de moda – o século XIX, promovido pelo uso de tecidos impecáveis e majestosos que invadem o cenário fashion.

 

 O jacquard - também conhecido como brocado, é a nomenclatura utilizada para identificar tecidos com padronagens superelaboradas, que formam desenhos com texturas. E são esses atributos que providenciam doses extras de luxo aos calçados. O acabamento em jacquard garante um upgrade imediato ao visual dos modelos de scarpins. Na modelagem, há opções que coordenam classicismo com contemporaneidade – como a inserção do salto cilindro ou então, na versão  kitten heel pantalona - design consagrado pelo mundo da moda e que volta com força total .

 Nas sandálias, os saltos do momento são baixos e estruturados, oportunizando muito mais conforto às produções do dia a dia. Já no mix de construções flats – composto por mules, babuches e sapatilhas slim, além da comodidade intrínseca, a presença do jacquard nos cabedais atrai o foco e as atenções, glamorizando o design dos modelos.

Na cartela cromática,  o jacquard da Vizzano propõe variações em  preto, branco e azul marinho. Fios acetinados e metalizados embutidos na trama,  iluminam ainda mais o tecido utilizado pela marca, providenciando  composições estéticas exclusivas. E mais! A  tendência  já tem seu espaço garantido no closet feminino. Versátil, ela dialoga com produções workwear, com looks noturnos e fica incrível se combinadas com figurinos despojados, onde o jacquard é responsável pelo  contraponto focal. 

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apresentou, no último dia 30 de novembro, os resultados da Missão Exploratória à China, realizada em setembro passado. A apresentação, na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo, foi a última de uma série que passou por Jaú, Franca, Birigui, Nova Serrana e Três Coroas. 

Letícia Sperb Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, explica que na Missão, que passou pelas cidades de Xangai, Hangzhou e Chongqing, permitiu um mapeamento do varejo local. Porém, o que mais chamou a atenção foi a modalidade e-commerce, que tem mais de 700 milhões de compradores ativos. “A China consome 25% da produção mundial de calçados, sendo que muito desse consumo tem vindo via digital, especialmente pelo chamadocross border e-commerce”, ressalta Letícia, acrescentando que, em 2018, o país deve ultrapassar os Estados Unidos e se tornar a economia mais “digitalizada” do mundo. 

Por outro lado, continua a coordenadora, o mercado chinês exige altos investimentos, por isso a importância da apresentação nos principais polos calçadistas brasileiros em busca de engajamento das marcas. “Por ser um mercado muito grande, os investimentos para imagem e promoção comercial são altos”, comenta, acrescentando que, em 2018, a meta é construir, em conjunto com as marcas parceiras e o Brazilian Footwear, a estratégia mais assertiva de inserção, que una a modalidade on-line com off-line, já que o consumidor chinês ainda valoriza muito a loja física como ponto de experiência. “É um mercado difícil, mas que certamente valerá o esforço”, frisa. 

Gigante
Com 1,4 bilhão de habitantes, a China é o maior mercado consumidor de calçados do mundo, tendo consumido no ano passado quase 4 bilhões de pares. Desde 2010, a Abicalçados, através do Brazilian Footwear, vem participando de missões e feiras locais, junto com marcas de calçados verde-amarelas. Desde aquele ano, as exportações de calçados para lá aumentaram mais de 400%, saltando de US$ 1,4 milhão para US$ 6 milhões no ano passado. 

Atualmente a China é mercado-alvo do programa Brazilian Footwear ao lado ao lado dos Estados Unidos, França, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Colômbia.


Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br |www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos  (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça:
www.apexbrasil.com.br 

 

Inspirada na elegância da mulher contemporânea e nas tendências da cena fashion, a Anzetutto traz para sua Coleção Summer 2018 um mix de sapatos no estilo boneca.

 

 O modelo, também chamado de Mary Jane, é um clássico do closet feminino que marcou os anos 60, e retorna triunfal ao cenário da moda e ao coração das shoelovers que apreciam uma boa dose de romantismo.

 Caracterizado pelo bico redondo, salto bloco e ankle strap, o modelo surge em releituras cheias de bossa na coleção da Anzetutto, passeando da vibe dos metalizados com recortes à laser, sem ignorar o rosé, a cor do momento, e a tradicional versão em verniz que surge em tons-chave como o vermelho, o preto e o nude. As peças trazem uma proposta contemporânea em conjunto com uma vibe retrô e ultrafeminina, garantindo looks nada óbvios para a temporada quente.

 As novidades estão disponíveis para compra nas lojas exclusivas da marca em Novo Hamburgo/RS, Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, na loja virtual www.anzetuttoshoestore.com.br e em butiques multimarcas selecionadas de todo o País.

 

EMPRESA

 Atuando no mercado calçadista desde 1994, a Anzetutto é voltada para a mulher contemporânea e atenta às tendências da moda atual. Aliando design e conforto em todas as coleções, a marca – que é produzida em Novo Hamburgo/RS – trabalha com matérias-primas nobres como o couro e o python e atende os mercados interno e externo. 

04 Dec 2017

 

A estimativa é de um crescimento de 2,6% na produção sobre 2016, totalizando 972,6 milhões de pares, e continuidade da recuperação verificada no ano passado, quando o volume de pares fabricado registrou leve incremento de 0,6% sobre 2015, atingindo a casa de 948 milhões.

Em valores de produção para 2017, haverá manutenção da sequência de crescimento, porém menor em relação a alta do ano passado, com aumento de 3,9% sobre 2016 (R$ 31,7 bilhões). No ano passado, o crescimento foi 5,8% sobre 2015 (R$ 30,5 bilhões). 

Em relação a 2017, a estimativa para o varejo é de alta de 1,9% sobre 2016 em pares vendidos (848,9 milhões de pares). Em receita (valores nominais), houve alta de 4,6% no varejo de calçados sobre 2015 (R$ 50,9 bilhões). Em 2017, estima-se crescimento nos valores comercializados em 5,6% sobre 2016 (R$ 53,7 bilhões).

Durante a crise, há menos consumidores dispostos a comprar, mas dentre os que compraram calçados recentemente não houve alteração na quantidade de pares adquiridos por compra, ficando em dois pares. O IEMI observa também, por meio de seu estudo focado no comportamento do consumidor, que a frequência de compra de calçados em geral aumentou levemente, de 3,6 para 3,8 compras de calçados por ano. Em contrapartida, a frequência de compra das mulheres se manteve superior à dos homens em 2017, com média de 4,4 compras realizadas contra 2,9 em relação aos homens.

A queda no consumo, na verdade, ficou caracterizada pelos consumidores das classes C e D/E, que compravam em média 3,4 pares em 2014 e passaram a comprar 3,0 pares em 2017, e as classes A e B tiveram um aumento na frequência de compra de 4,2 pares em 2014 para 4,7 pares em 2017, praticamente aproximando a média de frequência de compra de calçados em geral de 2014.

O valor gasto por compra (ticket médio), por sua vez, subiu em mais de 12%, passando de uma média de R$ 191,87 para R$ 215,84 por compra. Em que pese a inflação do período, o que realmente puxou este gasto para cima foi o aumento no contingente de consumidores de renda mais elevada (poder de compra A e B), enquanto diminuíram os consumidores de menor renda, justamente os mais afetados pela recessão.

Marcelo Prado, diretor do IEMI, afirma que o setor tem boas perspectivas. “Considerando toda a demanda que ficou reprimida durante o ápice da crise, num momento de melhora da economia, o desempenho no varejo de calçados deve apresentar recuperação”, diz. Segundo ele, num período de crise, quando a produção é reduzida, os artigos mais elaborados, com maior valor agregado, ganham participação no mercado e elevam o preço médio por peça na indústria. 

“Diante de um cenário econômico mais estável, a relação entre volume e valores na produção tende a ficar mais equilibrada”, conclui.

Fonte: ABLAC
04 Dec 2017

 

Para começar mais um ano com o pé direito, a Havaianas já lançou sua coleção de Réveillon. A marca traz um modelo Top tradicional branco e dois modelos Slim, um com a tira prata e um com a tira rosê gold, que receberam pins para representar algumas das resoluções. 

Os Berloques estão disponíveis em formatos de trevos de 4 folhas (sorte), boquinha (amor), copinho de drink (festas), sol (praia), saquinho de dinheiro (dinheiro/prosperidade), entre outros. 

As sandálias estão sendo vendidas no e-commerce e nas lojas de todo o País. O modelo Top vai do tamanho 36 ao 46 e o Slim do 33 ao 42.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Primeira Página
30 Nov 2017

 

Uma parcela significativa dos investimentos do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) até o ano 2020 estarão focados em pesquisa e desenvolvimento de produtos para as indústrias calçadistas. O anúncio é do presidente executivo da entidade, Paulo Griebeler, na comemoração dos 45 anos da instituição. “Nosso propósito é contribuir para agregar valor aos produtos produzidos no Brasil, tanto para mercado interno quanto para exportações”, afirma Griebeler. 

O presidente executivo informa que “estamos investindo na modernização do parque tecnológico, com aquisição de equipamentos de última geração, para atender o mercado e as novas exigências das indústrias e dos consumidores finais.

O IBTeC é o espaço para pesquisa e desenvolvimento para as indústrias, com seus laboratórios de biomecânica, de ensaios físicos/mecânicos, de ensaios químicos e laboratório para EPIs. Como “braço tecnológico” do setor calçadista, o IBTeC está atento às mudanças de comportamento do consumidor, que exige cada vez mais tecnologias e atributos de conforto e performance nos produtos. 

O planejamento estratégico do IBTeC prevê para os próximos anos uma aproximação com o consumidor de calçados, para que ele possa compreender e acessar as tecnologias que o Instituto disponibiliza para as indústrias. A meta é transformar estas tecnologias em objetos de desejo do consumidor final, para que as indústrias que investem em pesquisas sintam o retorno da sua iniciativa. Para isto, o Instituto já começou a participar de ações públicas, apresentando seus laboratórios. Conhecendo os ensaios, e sabendo da importância das tecnologias usadas na produção dos calçados, os consumidores poderão procurar nas lojas por calçados certificados – de conforto, e funcionalidades específicas, como de proteção a pés diabéticos, de proteção a deformações dos pés como joanetes, proteção ao desenvolvimento estrutural de crianças, absorção de impacto da pisada, entre outros.

Para apoiar as indústrias na busca de inovações tecnológicas e no desenvolvimento de produtos o instituto conta com o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT. O Núcleo auxilia na formatação de projetos de inovação e desenvolvimento de tecnologias e na busca de recursos para a implementação do trabalho.

As indústrias exportadoras também têm uma atenção especial. Além dos ensaios de qualidade realizados pelo laboratório físico-mecânico, o laboratório de ensaios químicos desenvolve um trabalho de certificação dos componentes usados na produção dos sapatos quanto aos limites de uso de produtos químicos. Cada país tem uma legislação específica de limites, com o objetivo de proteger a saúde dos seus cidadãos e o meio ambiente.  Paulo Griebeler chama a atenção para o fato de que “em um futuro muito próximo, com certeza o Brasil também terá uma legislação específica sobre substâncias restritivas, e nossas empresas já estarão preparadas para o cumprimento destas especificações”.
 

Diversificação
Quando foi criado, em 1972, o IBTeC tinha como foco a qualidade de materiais e o processo na construção dos calçados. O desenvolvimento tecnológico do setor levou a outras necessidades, e com isto nasceram laboratórios químico e de biomecânica.  Recentemente, em 2016, o Instituto inaugurou seu Laboratórios de Luvas e Vestimentas, para atender aos fabricantes de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, onde já eram contemplados os calçados de segurança. A ampliação do escopo neste segmento atendeu uma necessidade do mercado, além de ampliar o raio de atuação da instituição. Todas estas ações fazem parte do Projeto 2020, que delineou “o IBTeC do futuro”, prevendo a diversificação das áreas de atuação do instituto como uma das bases para garantir os resultados projetados. A diversificação promove um aspecto importante para o desenvolvimento das indústrias, que é a troca de expertise desenvolvido por segmentos diversos. 

Com uma equipe composta por doutores e mestres em Biomecânica, o Laboratório de Biomecânica do IBTeC realiza pesquisas voltadas à produção de calçados e componentes que agregam atributos como: conforto, performance, saúde e segurança para os pés dos consumidores. O laboratório atua também na avaliação de materiais que serão usados como componentes, e certifica sapatos funcionais, como de segurança e esportivos, por exemplo.

O Brasil é pioneiro na criação de normas técnicas para quantificar o conforto oferecido por um calçado e da metodologia para fazer esta medição. Hoje o país tem 28 normas de conforto publicadas, sendo sete para calçados (ensaio completo conforto; massa do calçado; distribuição de pressão plantar; temperatura interna do calçado; índice de amortecimento do calçado; índice de pronação do calçado; percepção de calce e 21 normas para a avaliação de componentes como solados, palmilhas e forros.

Microbiologia para impacto ambiental
O Laboratório de Microbiologia atende empresas que buscam pesquisas para desenvolver produtos voltados para a sustentabilidade ambiental. O IBTeC pesquisa com as indústrias insumos que gerem menor impacto ambiental quando descartados.

Além de testar produtos, o laboratório auxilia no desenvolvimento de soluções.
 
Consultoria
O IBTeC tem um departamento de consultoria e treinamento para as indústrias, em especial as micro e pequenas empresas, para que conquistem uma condição que lhes permita ter maior competitividade no mercado. A consultoria abrange desde a área laboratorial até estudos para a melhoria do processo produtivo ou projetos de layout das empresas, além de atendimentos pontuais, de acordo com as necessidades de cada organização. O trabalho se inicia por um diagnóstico geral, que pode propor alterações de gestão de processos para otimização os recursos da empresa, aumentando sua eficácia; trabalha a gestão de materiais e técnicas e ferramentas de gestão de qualidade. Todo o trabalho de consultoria e treinamento das equipes é feito dentro das próprias empresas.

Acreditações
O IBTeC tem acreditações junto às instituições certificadoras do Brasil e do exterior: acreditação CGCRE do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia; acreditação pelo Instituto Satra (Inglaterra); credenciamento pela CPSC-EUA, instituição que regulamenta e fiscaliza a segurança de produtos de consumo dos Estados Unidos; certificação do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego; certificação da ISO 9001:2008; reconhecimento da Rede Metrológica do RS. Todos os procedimentos do IBTeC são orientados também pelas normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O Instituto ainda é autorizado por diversas empresas internacionais a realizar ensaios em seus produtos, este é um reconhecimento pelo compromisso e expertise desenvolvidos continuamente ao longo destes 45 anos de história. 


Na foto, o atual e ex-presidentes do IBTeC:
RUI GUERREIRO – Presidente na gestão 2007/2012
MARTINHO FLECK – Presidente por 10 anos, no período de 1997 a 2006;
MARCOS AURÉLIO MACEDO – Presidente na gestão 1993 a 1994;
CELSO BLOCHIER – Presidente por duas gestões em períodos distintos: de 1987 a 1988 e de 1995 a 1996;
CELSO KRAEMER – Presidente de 1985 a 1986;
ERNANI REUTER – Presidente no período de 1975 a 1976, lembrando que o Sr. Ernani integra o Conselho Deliberativo do IBTeC na gestão vigente.
CLÁUDIO STRASSBURGER – 1º Presidente, no período de 1972 a 1974.

 

Marca traz slides, sandálias e rasteiras de diversos estilos para agregar os looks da estação

 

 A estação mais esperada do ano está chegando e logo as temperaturas começam a subir. Pensando nisso, a Usaflex, pioneira na fabricação de calçados com conforto e moda, investiu em rasteiras e sandálias recheadas de estilo e tecnologia que fazem a diferença na hora de compor looks para os dias mais quentes.

 Um dos destaques da estação é a linha Refresh, composta por quatro modelos super leves e confortáveis, compostos por micro furos no solado, que possibilitam a entrada e saída do ar, permitindo que o pé transpire de forma natural. “Essa tecnologia possibilita mais refrescância e maior sensação de conforto. Além disso, o design é despojado e colorido, o que proporciona aos looks mais leveza e descontração”, destaca Eduardo Muller, designer da Usaflex.

A marca também apostou nos modelos sliders, que são a grande sensação do verão, e nas sandálias de salto confortáveis que são levíssimas e combinam com todos os tipos de looks.

 

A Coleção da Dakota traz modelos modernos, estilosos e confortáveis para relaxar, passear, sair durante o dia ou à noite. Sandálias de salto, rasteiras, tamancos, tênis, sapatilhas, sapatos e espadrilhas compõem o mix da marca.

Um dos lançamentos que promete ser a sensação da estação é a sandália Dakota com crochê e cortiça. Ela possui salto médio blocado marfim com detalhes vazados e fechamento lateral ajustável. 

O tamanco é mais uma tendência da estação quente do ano. Entre os diversos modelos da marca, o tamanco rasteiro Dakota preto com pérolas é de arrasar. Com tira larga e aplique de pérolas, o calçado imprime estilo e sofisticação. 

Fonte: Primeira Página
08 Dec 2017

 

Tendência que nunca perde o brilho, as correntes estão presentes em todas as passarelas e coleções, seja em detalhes ou como protagonistas, elas proporcionam glamour e sofisticação. E na coleção de bolsas da Bliss não é diferente. A marca traz diversos modelos na coleção Primavera-Verão 2018 com as correntes presentes em alças curtas ou longas. Em tons de níquel e ouro, os adereços complementam desde as peças mais minimalistas até as mais luxuosas, que vão do trabalho à festa.

 

 

 Como destaque no nível técnico, empresa deve ampliar parceria com a instituição em cursos que envolvem materiais, processos e colagens na área de calçados.

 

 Referência no mercado e um dos maiores fabricantes de componentes para a indústria calçadista da América Latina, o Grupo Amazonas recebeu convite para participar do curso "Processos de qualidade para área de calçados", da Escola de Educação Profissional - Senai Ildefonso Simões Lopes, de Novo Hamburgo (RS). No encontro, realizado no mês de novembro e que teve como foco analisar fatores que influenciam a qualidade do calçado, os 23 participantes puderam aprofundar um pouco mais a questão da colagem, um dos maiores desafios enfrentados pelo segmento.

 Para Lidmor Carvalho, Gerente Nacional do Negócio de Calçados do Grupo Amazonas, esse tipo de iniciativa traz diversos pontos positivos. De um lado o Senai se firma como uma das instituições mais importantes e focadas em treinamentos, parcerias e divulgações envolvendo o setor coureiro calçadista, e do outro a Amazonas tem a oportunidade de divulgar seus produtos, tecnologias, mostrar sua capacidade técnica e comercial, participando de treinamentos sobre processos de colagens, adesivos e materiais:

 “Ficamos bastante satisfeitos com o resulto, afinal o retorno foi dos mais positivos. Agradeceram a disponibilidade e elogiaram muito nosso conhecimento técnico. Com isso, a instituição sinalizou interesse em nos convidar para participação em outros cursos que envolvem materiais, processos e colagens e até um específico sobre colagens”, destaca.

Empresa parceira

 Fora o treinamento realizado no Senai de Novo Hamburgo, o Grupo Amazonas tem alguns acordos de cooperação com unidades da instituição pelo Brasil. Para as unidades Senai de Campina Grande e João Pessoa (PB) fornece materiais e, recentemente, ministrou curso na carreta itinerante, em Campina Grande. Em Juazeiro do Norte e Sobral (CE), a parceria contemplou, há pouco tempo, dois treinamentos direcionados ao corpo docente, enquanto que com a Escola de Calçados do Senai de Jaú (SP), pela proximidade com a matriz da empresa em Franca, pôde receber dois ônibus de alunos e professores em visita às instalações.

 A boa notícia é que a iniciativa não para por aí. Está em fase de estudos um projeto de participação da Amazonas em cursos de formação de profissionais para a cadeia coureiro calçadista de forma mais intensiva. Em breve, a empresa trará mais novidades sobre a ação.

 

Perfil Grupo Amazonas

 O Grupo Amazonas, fundado em 1947, na cidade de Franca (SP), é referência nacional e internacional em suas áreas de atuação: Adesivos e Selantes; Componentes para Calçados; Compostos de Borracha e de TR; Gestão de Marcas em Sandálias e Moda; e Transporte e Logística.

 Graças à visão empreendedora de seus fundadores, a empresa que iniciou suas atividades com a manufatura de saltos de borracha alcançou, em pouco tempo, reconhecimento nacional e internacional como uma das mais importantes indústrias de componentes para calçados do país.

 O foco na qualidade e na inovação, desde sua origem, foi a base para o crescimento e expansão do portfólio de produtos, abrangendo soluções pioneiras. Hoje, com mais de 13 mil itens comercializados, a companhia está presente no mercado de consumo e industrial, tendo sua marca fortemente reconhecida por consumidores finais - incluindo o mercado internacional - e pelas principais indústrias brasileiras dos mais diversificados segmentos.

  Para dar suporte a todas as áreas de atuação, o Grupo Amazonas conta com cerca de 1.200 colaboradores e seis unidades produtivas (cinco no Brasil e uma no Uruguai), um Centro de Distribuição na região Sul do país, além de 14 filiais e agências da área de Transporte e Logística. O grupo possui capacidade instalada para processar mais de 80 mil toneladas de matérias-primas e 3,6 milhões de pares de sandálias por ano.

 

Textura icônica movimenta o dress code e incrementa os calçados da marca! O mood do momento é inspirado por um dos períodos mais imponentes da biografia de moda – o século XIX, promovido pelo uso de tecidos impecáveis e majestosos que invadem o cenário fashion.

 

 O jacquard - também conhecido como brocado, é a nomenclatura utilizada para identificar tecidos com padronagens superelaboradas, que formam desenhos com texturas. E são esses atributos que providenciam doses extras de luxo aos calçados. O acabamento em jacquard garante um upgrade imediato ao visual dos modelos de scarpins. Na modelagem, há opções que coordenam classicismo com contemporaneidade – como a inserção do salto cilindro ou então, na versão  kitten heel pantalona - design consagrado pelo mundo da moda e que volta com força total .

 Nas sandálias, os saltos do momento são baixos e estruturados, oportunizando muito mais conforto às produções do dia a dia. Já no mix de construções flats – composto por mules, babuches e sapatilhas slim, além da comodidade intrínseca, a presença do jacquard nos cabedais atrai o foco e as atenções, glamorizando o design dos modelos.

Na cartela cromática,  o jacquard da Vizzano propõe variações em  preto, branco e azul marinho. Fios acetinados e metalizados embutidos na trama,  iluminam ainda mais o tecido utilizado pela marca, providenciando  composições estéticas exclusivas. E mais! A  tendência  já tem seu espaço garantido no closet feminino. Versátil, ela dialoga com produções workwear, com looks noturnos e fica incrível se combinadas com figurinos despojados, onde o jacquard é responsável pelo  contraponto focal. 

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apresentou, no último dia 30 de novembro, os resultados da Missão Exploratória à China, realizada em setembro passado. A apresentação, na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo, foi a última de uma série que passou por Jaú, Franca, Birigui, Nova Serrana e Três Coroas. 

Letícia Sperb Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, explica que na Missão, que passou pelas cidades de Xangai, Hangzhou e Chongqing, permitiu um mapeamento do varejo local. Porém, o que mais chamou a atenção foi a modalidade e-commerce, que tem mais de 700 milhões de compradores ativos. “A China consome 25% da produção mundial de calçados, sendo que muito desse consumo tem vindo via digital, especialmente pelo chamadocross border e-commerce”, ressalta Letícia, acrescentando que, em 2018, o país deve ultrapassar os Estados Unidos e se tornar a economia mais “digitalizada” do mundo. 

Por outro lado, continua a coordenadora, o mercado chinês exige altos investimentos, por isso a importância da apresentação nos principais polos calçadistas brasileiros em busca de engajamento das marcas. “Por ser um mercado muito grande, os investimentos para imagem e promoção comercial são altos”, comenta, acrescentando que, em 2018, a meta é construir, em conjunto com as marcas parceiras e o Brazilian Footwear, a estratégia mais assertiva de inserção, que una a modalidade on-line com off-line, já que o consumidor chinês ainda valoriza muito a loja física como ponto de experiência. “É um mercado difícil, mas que certamente valerá o esforço”, frisa. 

Gigante
Com 1,4 bilhão de habitantes, a China é o maior mercado consumidor de calçados do mundo, tendo consumido no ano passado quase 4 bilhões de pares. Desde 2010, a Abicalçados, através do Brazilian Footwear, vem participando de missões e feiras locais, junto com marcas de calçados verde-amarelas. Desde aquele ano, as exportações de calçados para lá aumentaram mais de 400%, saltando de US$ 1,4 milhão para US$ 6 milhões no ano passado. 

Atualmente a China é mercado-alvo do programa Brazilian Footwear ao lado ao lado dos Estados Unidos, França, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Colômbia.


Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br |www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos  (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça:
www.apexbrasil.com.br 

 

Inspirada na elegância da mulher contemporânea e nas tendências da cena fashion, a Anzetutto traz para sua Coleção Summer 2018 um mix de sapatos no estilo boneca.

 

 O modelo, também chamado de Mary Jane, é um clássico do closet feminino que marcou os anos 60, e retorna triunfal ao cenário da moda e ao coração das shoelovers que apreciam uma boa dose de romantismo.

 Caracterizado pelo bico redondo, salto bloco e ankle strap, o modelo surge em releituras cheias de bossa na coleção da Anzetutto, passeando da vibe dos metalizados com recortes à laser, sem ignorar o rosé, a cor do momento, e a tradicional versão em verniz que surge em tons-chave como o vermelho, o preto e o nude. As peças trazem uma proposta contemporânea em conjunto com uma vibe retrô e ultrafeminina, garantindo looks nada óbvios para a temporada quente.

 As novidades estão disponíveis para compra nas lojas exclusivas da marca em Novo Hamburgo/RS, Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, na loja virtual www.anzetuttoshoestore.com.br e em butiques multimarcas selecionadas de todo o País.

 

EMPRESA

 Atuando no mercado calçadista desde 1994, a Anzetutto é voltada para a mulher contemporânea e atenta às tendências da moda atual. Aliando design e conforto em todas as coleções, a marca – que é produzida em Novo Hamburgo/RS – trabalha com matérias-primas nobres como o couro e o python e atende os mercados interno e externo. 

04 Dec 2017

 

A estimativa é de um crescimento de 2,6% na produção sobre 2016, totalizando 972,6 milhões de pares, e continuidade da recuperação verificada no ano passado, quando o volume de pares fabricado registrou leve incremento de 0,6% sobre 2015, atingindo a casa de 948 milhões.

Em valores de produção para 2017, haverá manutenção da sequência de crescimento, porém menor em relação a alta do ano passado, com aumento de 3,9% sobre 2016 (R$ 31,7 bilhões). No ano passado, o crescimento foi 5,8% sobre 2015 (R$ 30,5 bilhões). 

Em relação a 2017, a estimativa para o varejo é de alta de 1,9% sobre 2016 em pares vendidos (848,9 milhões de pares). Em receita (valores nominais), houve alta de 4,6% no varejo de calçados sobre 2015 (R$ 50,9 bilhões). Em 2017, estima-se crescimento nos valores comercializados em 5,6% sobre 2016 (R$ 53,7 bilhões).

Durante a crise, há menos consumidores dispostos a comprar, mas dentre os que compraram calçados recentemente não houve alteração na quantidade de pares adquiridos por compra, ficando em dois pares. O IEMI observa também, por meio de seu estudo focado no comportamento do consumidor, que a frequência de compra de calçados em geral aumentou levemente, de 3,6 para 3,8 compras de calçados por ano. Em contrapartida, a frequência de compra das mulheres se manteve superior à dos homens em 2017, com média de 4,4 compras realizadas contra 2,9 em relação aos homens.

A queda no consumo, na verdade, ficou caracterizada pelos consumidores das classes C e D/E, que compravam em média 3,4 pares em 2014 e passaram a comprar 3,0 pares em 2017, e as classes A e B tiveram um aumento na frequência de compra de 4,2 pares em 2014 para 4,7 pares em 2017, praticamente aproximando a média de frequência de compra de calçados em geral de 2014.

O valor gasto por compra (ticket médio), por sua vez, subiu em mais de 12%, passando de uma média de R$ 191,87 para R$ 215,84 por compra. Em que pese a inflação do período, o que realmente puxou este gasto para cima foi o aumento no contingente de consumidores de renda mais elevada (poder de compra A e B), enquanto diminuíram os consumidores de menor renda, justamente os mais afetados pela recessão.

Marcelo Prado, diretor do IEMI, afirma que o setor tem boas perspectivas. “Considerando toda a demanda que ficou reprimida durante o ápice da crise, num momento de melhora da economia, o desempenho no varejo de calçados deve apresentar recuperação”, diz. Segundo ele, num período de crise, quando a produção é reduzida, os artigos mais elaborados, com maior valor agregado, ganham participação no mercado e elevam o preço médio por peça na indústria. 

“Diante de um cenário econômico mais estável, a relação entre volume e valores na produção tende a ficar mais equilibrada”, conclui.

Fonte: ABLAC
04 Dec 2017

 

Para começar mais um ano com o pé direito, a Havaianas já lançou sua coleção de Réveillon. A marca traz um modelo Top tradicional branco e dois modelos Slim, um com a tira prata e um com a tira rosê gold, que receberam pins para representar algumas das resoluções. 

Os Berloques estão disponíveis em formatos de trevos de 4 folhas (sorte), boquinha (amor), copinho de drink (festas), sol (praia), saquinho de dinheiro (dinheiro/prosperidade), entre outros. 

As sandálias estão sendo vendidas no e-commerce e nas lojas de todo o País. O modelo Top vai do tamanho 36 ao 46 e o Slim do 33 ao 42.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Primeira Página
30 Nov 2017

 

Uma parcela significativa dos investimentos do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) até o ano 2020 estarão focados em pesquisa e desenvolvimento de produtos para as indústrias calçadistas. O anúncio é do presidente executivo da entidade, Paulo Griebeler, na comemoração dos 45 anos da instituição. “Nosso propósito é contribuir para agregar valor aos produtos produzidos no Brasil, tanto para mercado interno quanto para exportações”, afirma Griebeler. 

O presidente executivo informa que “estamos investindo na modernização do parque tecnológico, com aquisição de equipamentos de última geração, para atender o mercado e as novas exigências das indústrias e dos consumidores finais.

O IBTeC é o espaço para pesquisa e desenvolvimento para as indústrias, com seus laboratórios de biomecânica, de ensaios físicos/mecânicos, de ensaios químicos e laboratório para EPIs. Como “braço tecnológico” do setor calçadista, o IBTeC está atento às mudanças de comportamento do consumidor, que exige cada vez mais tecnologias e atributos de conforto e performance nos produtos. 

O planejamento estratégico do IBTeC prevê para os próximos anos uma aproximação com o consumidor de calçados, para que ele possa compreender e acessar as tecnologias que o Instituto disponibiliza para as indústrias. A meta é transformar estas tecnologias em objetos de desejo do consumidor final, para que as indústrias que investem em pesquisas sintam o retorno da sua iniciativa. Para isto, o Instituto já começou a participar de ações públicas, apresentando seus laboratórios. Conhecendo os ensaios, e sabendo da importância das tecnologias usadas na produção dos calçados, os consumidores poderão procurar nas lojas por calçados certificados – de conforto, e funcionalidades específicas, como de proteção a pés diabéticos, de proteção a deformações dos pés como joanetes, proteção ao desenvolvimento estrutural de crianças, absorção de impacto da pisada, entre outros.

Para apoiar as indústrias na busca de inovações tecnológicas e no desenvolvimento de produtos o instituto conta com o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT. O Núcleo auxilia na formatação de projetos de inovação e desenvolvimento de tecnologias e na busca de recursos para a implementação do trabalho.

As indústrias exportadoras também têm uma atenção especial. Além dos ensaios de qualidade realizados pelo laboratório físico-mecânico, o laboratório de ensaios químicos desenvolve um trabalho de certificação dos componentes usados na produção dos sapatos quanto aos limites de uso de produtos químicos. Cada país tem uma legislação específica de limites, com o objetivo de proteger a saúde dos seus cidadãos e o meio ambiente.  Paulo Griebeler chama a atenção para o fato de que “em um futuro muito próximo, com certeza o Brasil também terá uma legislação específica sobre substâncias restritivas, e nossas empresas já estarão preparadas para o cumprimento destas especificações”.
 

Diversificação
Quando foi criado, em 1972, o IBTeC tinha como foco a qualidade de materiais e o processo na construção dos calçados. O desenvolvimento tecnológico do setor levou a outras necessidades, e com isto nasceram laboratórios químico e de biomecânica.  Recentemente, em 2016, o Instituto inaugurou seu Laboratórios de Luvas e Vestimentas, para atender aos fabricantes de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, onde já eram contemplados os calçados de segurança. A ampliação do escopo neste segmento atendeu uma necessidade do mercado, além de ampliar o raio de atuação da instituição. Todas estas ações fazem parte do Projeto 2020, que delineou “o IBTeC do futuro”, prevendo a diversificação das áreas de atuação do instituto como uma das bases para garantir os resultados projetados. A diversificação promove um aspecto importante para o desenvolvimento das indústrias, que é a troca de expertise desenvolvido por segmentos diversos. 

Com uma equipe composta por doutores e mestres em Biomecânica, o Laboratório de Biomecânica do IBTeC realiza pesquisas voltadas à produção de calçados e componentes que agregam atributos como: conforto, performance, saúde e segurança para os pés dos consumidores. O laboratório atua também na avaliação de materiais que serão usados como componentes, e certifica sapatos funcionais, como de segurança e esportivos, por exemplo.

O Brasil é pioneiro na criação de normas técnicas para quantificar o conforto oferecido por um calçado e da metodologia para fazer esta medição. Hoje o país tem 28 normas de conforto publicadas, sendo sete para calçados (ensaio completo conforto; massa do calçado; distribuição de pressão plantar; temperatura interna do calçado; índice de amortecimento do calçado; índice de pronação do calçado; percepção de calce e 21 normas para a avaliação de componentes como solados, palmilhas e forros.

Microbiologia para impacto ambiental
O Laboratório de Microbiologia atende empresas que buscam pesquisas para desenvolver produtos voltados para a sustentabilidade ambiental. O IBTeC pesquisa com as indústrias insumos que gerem menor impacto ambiental quando descartados.

Além de testar produtos, o laboratório auxilia no desenvolvimento de soluções.
 
Consultoria
O IBTeC tem um departamento de consultoria e treinamento para as indústrias, em especial as micro e pequenas empresas, para que conquistem uma condição que lhes permita ter maior competitividade no mercado. A consultoria abrange desde a área laboratorial até estudos para a melhoria do processo produtivo ou projetos de layout das empresas, além de atendimentos pontuais, de acordo com as necessidades de cada organização. O trabalho se inicia por um diagnóstico geral, que pode propor alterações de gestão de processos para otimização os recursos da empresa, aumentando sua eficácia; trabalha a gestão de materiais e técnicas e ferramentas de gestão de qualidade. Todo o trabalho de consultoria e treinamento das equipes é feito dentro das próprias empresas.

Acreditações
O IBTeC tem acreditações junto às instituições certificadoras do Brasil e do exterior: acreditação CGCRE do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia; acreditação pelo Instituto Satra (Inglaterra); credenciamento pela CPSC-EUA, instituição que regulamenta e fiscaliza a segurança de produtos de consumo dos Estados Unidos; certificação do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego; certificação da ISO 9001:2008; reconhecimento da Rede Metrológica do RS. Todos os procedimentos do IBTeC são orientados também pelas normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O Instituto ainda é autorizado por diversas empresas internacionais a realizar ensaios em seus produtos, este é um reconhecimento pelo compromisso e expertise desenvolvidos continuamente ao longo destes 45 anos de história. 


Na foto, o atual e ex-presidentes do IBTeC:
RUI GUERREIRO – Presidente na gestão 2007/2012
MARTINHO FLECK – Presidente por 10 anos, no período de 1997 a 2006;
MARCOS AURÉLIO MACEDO – Presidente na gestão 1993 a 1994;
CELSO BLOCHIER – Presidente por duas gestões em períodos distintos: de 1987 a 1988 e de 1995 a 1996;
CELSO KRAEMER – Presidente de 1985 a 1986;
ERNANI REUTER – Presidente no período de 1975 a 1976, lembrando que o Sr. Ernani integra o Conselho Deliberativo do IBTeC na gestão vigente.
CLÁUDIO STRASSBURGER – 1º Presidente, no período de 1972 a 1974.

 

Marca traz slides, sandálias e rasteiras de diversos estilos para agregar os looks da estação

 

 A estação mais esperada do ano está chegando e logo as temperaturas começam a subir. Pensando nisso, a Usaflex, pioneira na fabricação de calçados com conforto e moda, investiu em rasteiras e sandálias recheadas de estilo e tecnologia que fazem a diferença na hora de compor looks para os dias mais quentes.

 Um dos destaques da estação é a linha Refresh, composta por quatro modelos super leves e confortáveis, compostos por micro furos no solado, que possibilitam a entrada e saída do ar, permitindo que o pé transpire de forma natural. “Essa tecnologia possibilita mais refrescância e maior sensação de conforto. Além disso, o design é despojado e colorido, o que proporciona aos looks mais leveza e descontração”, destaca Eduardo Muller, designer da Usaflex.

A marca também apostou nos modelos sliders, que são a grande sensação do verão, e nas sandálias de salto confortáveis que são levíssimas e combinam com todos os tipos de looks.

 

A Coleção da Dakota traz modelos modernos, estilosos e confortáveis para relaxar, passear, sair durante o dia ou à noite. Sandálias de salto, rasteiras, tamancos, tênis, sapatilhas, sapatos e espadrilhas compõem o mix da marca.

Um dos lançamentos que promete ser a sensação da estação é a sandália Dakota com crochê e cortiça. Ela possui salto médio blocado marfim com detalhes vazados e fechamento lateral ajustável. 

O tamanco é mais uma tendência da estação quente do ano. Entre os diversos modelos da marca, o tamanco rasteiro Dakota preto com pérolas é de arrasar. Com tira larga e aplique de pérolas, o calçado imprime estilo e sofisticação. 

Fonte: Primeira Página
08 Dec 2017

 

Tendência que nunca perde o brilho, as correntes estão presentes em todas as passarelas e coleções, seja em detalhes ou como protagonistas, elas proporcionam glamour e sofisticação. E na coleção de bolsas da Bliss não é diferente. A marca traz diversos modelos na coleção Primavera-Verão 2018 com as correntes presentes em alças curtas ou longas. Em tons de níquel e ouro, os adereços complementam desde as peças mais minimalistas até as mais luxuosas, que vão do trabalho à festa.

 

 

 Como destaque no nível técnico, empresa deve ampliar parceria com a instituição em cursos que envolvem materiais, processos e colagens na área de calçados.

 

 Referência no mercado e um dos maiores fabricantes de componentes para a indústria calçadista da América Latina, o Grupo Amazonas recebeu convite para participar do curso "Processos de qualidade para área de calçados", da Escola de Educação Profissional - Senai Ildefonso Simões Lopes, de Novo Hamburgo (RS). No encontro, realizado no mês de novembro e que teve como foco analisar fatores que influenciam a qualidade do calçado, os 23 participantes puderam aprofundar um pouco mais a questão da colagem, um dos maiores desafios enfrentados pelo segmento.

 Para Lidmor Carvalho, Gerente Nacional do Negócio de Calçados do Grupo Amazonas, esse tipo de iniciativa traz diversos pontos positivos. De um lado o Senai se firma como uma das instituições mais importantes e focadas em treinamentos, parcerias e divulgações envolvendo o setor coureiro calçadista, e do outro a Amazonas tem a oportunidade de divulgar seus produtos, tecnologias, mostrar sua capacidade técnica e comercial, participando de treinamentos sobre processos de colagens, adesivos e materiais:

 “Ficamos bastante satisfeitos com o resulto, afinal o retorno foi dos mais positivos. Agradeceram a disponibilidade e elogiaram muito nosso conhecimento técnico. Com isso, a instituição sinalizou interesse em nos convidar para participação em outros cursos que envolvem materiais, processos e colagens e até um específico sobre colagens”, destaca.

Empresa parceira

 Fora o treinamento realizado no Senai de Novo Hamburgo, o Grupo Amazonas tem alguns acordos de cooperação com unidades da instituição pelo Brasil. Para as unidades Senai de Campina Grande e João Pessoa (PB) fornece materiais e, recentemente, ministrou curso na carreta itinerante, em Campina Grande. Em Juazeiro do Norte e Sobral (CE), a parceria contemplou, há pouco tempo, dois treinamentos direcionados ao corpo docente, enquanto que com a Escola de Calçados do Senai de Jaú (SP), pela proximidade com a matriz da empresa em Franca, pôde receber dois ônibus de alunos e professores em visita às instalações.

 A boa notícia é que a iniciativa não para por aí. Está em fase de estudos um projeto de participação da Amazonas em cursos de formação de profissionais para a cadeia coureiro calçadista de forma mais intensiva. Em breve, a empresa trará mais novidades sobre a ação.

 

Perfil Grupo Amazonas

 O Grupo Amazonas, fundado em 1947, na cidade de Franca (SP), é referência nacional e internacional em suas áreas de atuação: Adesivos e Selantes; Componentes para Calçados; Compostos de Borracha e de TR; Gestão de Marcas em Sandálias e Moda; e Transporte e Logística.

 Graças à visão empreendedora de seus fundadores, a empresa que iniciou suas atividades com a manufatura de saltos de borracha alcançou, em pouco tempo, reconhecimento nacional e internacional como uma das mais importantes indústrias de componentes para calçados do país.

 O foco na qualidade e na inovação, desde sua origem, foi a base para o crescimento e expansão do portfólio de produtos, abrangendo soluções pioneiras. Hoje, com mais de 13 mil itens comercializados, a companhia está presente no mercado de consumo e industrial, tendo sua marca fortemente reconhecida por consumidores finais - incluindo o mercado internacional - e pelas principais indústrias brasileiras dos mais diversificados segmentos.

  Para dar suporte a todas as áreas de atuação, o Grupo Amazonas conta com cerca de 1.200 colaboradores e seis unidades produtivas (cinco no Brasil e uma no Uruguai), um Centro de Distribuição na região Sul do país, além de 14 filiais e agências da área de Transporte e Logística. O grupo possui capacidade instalada para processar mais de 80 mil toneladas de matérias-primas e 3,6 milhões de pares de sandálias por ano.

 

Textura icônica movimenta o dress code e incrementa os calçados da marca! O mood do momento é inspirado por um dos períodos mais imponentes da biografia de moda – o século XIX, promovido pelo uso de tecidos impecáveis e majestosos que invadem o cenário fashion.

 

 O jacquard - também conhecido como brocado, é a nomenclatura utilizada para identificar tecidos com padronagens superelaboradas, que formam desenhos com texturas. E são esses atributos que providenciam doses extras de luxo aos calçados. O acabamento em jacquard garante um upgrade imediato ao visual dos modelos de scarpins. Na modelagem, há opções que coordenam classicismo com contemporaneidade – como a inserção do salto cilindro ou então, na versão  kitten heel pantalona - design consagrado pelo mundo da moda e que volta com força total .

 Nas sandálias, os saltos do momento são baixos e estruturados, oportunizando muito mais conforto às produções do dia a dia. Já no mix de construções flats – composto por mules, babuches e sapatilhas slim, além da comodidade intrínseca, a presença do jacquard nos cabedais atrai o foco e as atenções, glamorizando o design dos modelos.

Na cartela cromática,  o jacquard da Vizzano propõe variações em  preto, branco e azul marinho. Fios acetinados e metalizados embutidos na trama,  iluminam ainda mais o tecido utilizado pela marca, providenciando  composições estéticas exclusivas. E mais! A  tendência  já tem seu espaço garantido no closet feminino. Versátil, ela dialoga com produções workwear, com looks noturnos e fica incrível se combinadas com figurinos despojados, onde o jacquard é responsável pelo  contraponto focal. 

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apresentou, no último dia 30 de novembro, os resultados da Missão Exploratória à China, realizada em setembro passado. A apresentação, na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo, foi a última de uma série que passou por Jaú, Franca, Birigui, Nova Serrana e Três Coroas. 

Letícia Sperb Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, explica que na Missão, que passou pelas cidades de Xangai, Hangzhou e Chongqing, permitiu um mapeamento do varejo local. Porém, o que mais chamou a atenção foi a modalidade e-commerce, que tem mais de 700 milhões de compradores ativos. “A China consome 25% da produção mundial de calçados, sendo que muito desse consumo tem vindo via digital, especialmente pelo chamadocross border e-commerce”, ressalta Letícia, acrescentando que, em 2018, o país deve ultrapassar os Estados Unidos e se tornar a economia mais “digitalizada” do mundo. 

Por outro lado, continua a coordenadora, o mercado chinês exige altos investimentos, por isso a importância da apresentação nos principais polos calçadistas brasileiros em busca de engajamento das marcas. “Por ser um mercado muito grande, os investimentos para imagem e promoção comercial são altos”, comenta, acrescentando que, em 2018, a meta é construir, em conjunto com as marcas parceiras e o Brazilian Footwear, a estratégia mais assertiva de inserção, que una a modalidade on-line com off-line, já que o consumidor chinês ainda valoriza muito a loja física como ponto de experiência. “É um mercado difícil, mas que certamente valerá o esforço”, frisa. 

Gigante
Com 1,4 bilhão de habitantes, a China é o maior mercado consumidor de calçados do mundo, tendo consumido no ano passado quase 4 bilhões de pares. Desde 2010, a Abicalçados, através do Brazilian Footwear, vem participando de missões e feiras locais, junto com marcas de calçados verde-amarelas. Desde aquele ano, as exportações de calçados para lá aumentaram mais de 400%, saltando de US$ 1,4 milhão para US$ 6 milhões no ano passado. 

Atualmente a China é mercado-alvo do programa Brazilian Footwear ao lado ao lado dos Estados Unidos, França, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Colômbia.


Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br |www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos  (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça:
www.apexbrasil.com.br 

 

Inspirada na elegância da mulher contemporânea e nas tendências da cena fashion, a Anzetutto traz para sua Coleção Summer 2018 um mix de sapatos no estilo boneca.

 

 O modelo, também chamado de Mary Jane, é um clássico do closet feminino que marcou os anos 60, e retorna triunfal ao cenário da moda e ao coração das shoelovers que apreciam uma boa dose de romantismo.

 Caracterizado pelo bico redondo, salto bloco e ankle strap, o modelo surge em releituras cheias de bossa na coleção da Anzetutto, passeando da vibe dos metalizados com recortes à laser, sem ignorar o rosé, a cor do momento, e a tradicional versão em verniz que surge em tons-chave como o vermelho, o preto e o nude. As peças trazem uma proposta contemporânea em conjunto com uma vibe retrô e ultrafeminina, garantindo looks nada óbvios para a temporada quente.

 As novidades estão disponíveis para compra nas lojas exclusivas da marca em Novo Hamburgo/RS, Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, na loja virtual www.anzetuttoshoestore.com.br e em butiques multimarcas selecionadas de todo o País.

 

EMPRESA

 Atuando no mercado calçadista desde 1994, a Anzetutto é voltada para a mulher contemporânea e atenta às tendências da moda atual. Aliando design e conforto em todas as coleções, a marca – que é produzida em Novo Hamburgo/RS – trabalha com matérias-primas nobres como o couro e o python e atende os mercados interno e externo. 

04 Dec 2017

 

A estimativa é de um crescimento de 2,6% na produção sobre 2016, totalizando 972,6 milhões de pares, e continuidade da recuperação verificada no ano passado, quando o volume de pares fabricado registrou leve incremento de 0,6% sobre 2015, atingindo a casa de 948 milhões.

Em valores de produção para 2017, haverá manutenção da sequência de crescimento, porém menor em relação a alta do ano passado, com aumento de 3,9% sobre 2016 (R$ 31,7 bilhões). No ano passado, o crescimento foi 5,8% sobre 2015 (R$ 30,5 bilhões). 

Em relação a 2017, a estimativa para o varejo é de alta de 1,9% sobre 2016 em pares vendidos (848,9 milhões de pares). Em receita (valores nominais), houve alta de 4,6% no varejo de calçados sobre 2015 (R$ 50,9 bilhões). Em 2017, estima-se crescimento nos valores comercializados em 5,6% sobre 2016 (R$ 53,7 bilhões).

Durante a crise, há menos consumidores dispostos a comprar, mas dentre os que compraram calçados recentemente não houve alteração na quantidade de pares adquiridos por compra, ficando em dois pares. O IEMI observa também, por meio de seu estudo focado no comportamento do consumidor, que a frequência de compra de calçados em geral aumentou levemente, de 3,6 para 3,8 compras de calçados por ano. Em contrapartida, a frequência de compra das mulheres se manteve superior à dos homens em 2017, com média de 4,4 compras realizadas contra 2,9 em relação aos homens.

A queda no consumo, na verdade, ficou caracterizada pelos consumidores das classes C e D/E, que compravam em média 3,4 pares em 2014 e passaram a comprar 3,0 pares em 2017, e as classes A e B tiveram um aumento na frequência de compra de 4,2 pares em 2014 para 4,7 pares em 2017, praticamente aproximando a média de frequência de compra de calçados em geral de 2014.

O valor gasto por compra (ticket médio), por sua vez, subiu em mais de 12%, passando de uma média de R$ 191,87 para R$ 215,84 por compra. Em que pese a inflação do período, o que realmente puxou este gasto para cima foi o aumento no contingente de consumidores de renda mais elevada (poder de compra A e B), enquanto diminuíram os consumidores de menor renda, justamente os mais afetados pela recessão.

Marcelo Prado, diretor do IEMI, afirma que o setor tem boas perspectivas. “Considerando toda a demanda que ficou reprimida durante o ápice da crise, num momento de melhora da economia, o desempenho no varejo de calçados deve apresentar recuperação”, diz. Segundo ele, num período de crise, quando a produção é reduzida, os artigos mais elaborados, com maior valor agregado, ganham participação no mercado e elevam o preço médio por peça na indústria. 

“Diante de um cenário econômico mais estável, a relação entre volume e valores na produção tende a ficar mais equilibrada”, conclui.

Fonte: ABLAC
04 Dec 2017

 

Para começar mais um ano com o pé direito, a Havaianas já lançou sua coleção de Réveillon. A marca traz um modelo Top tradicional branco e dois modelos Slim, um com a tira prata e um com a tira rosê gold, que receberam pins para representar algumas das resoluções. 

Os Berloques estão disponíveis em formatos de trevos de 4 folhas (sorte), boquinha (amor), copinho de drink (festas), sol (praia), saquinho de dinheiro (dinheiro/prosperidade), entre outros. 

As sandálias estão sendo vendidas no e-commerce e nas lojas de todo o País. O modelo Top vai do tamanho 36 ao 46 e o Slim do 33 ao 42.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Primeira Página
30 Nov 2017

 

Uma parcela significativa dos investimentos do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) até o ano 2020 estarão focados em pesquisa e desenvolvimento de produtos para as indústrias calçadistas. O anúncio é do presidente executivo da entidade, Paulo Griebeler, na comemoração dos 45 anos da instituição. “Nosso propósito é contribuir para agregar valor aos produtos produzidos no Brasil, tanto para mercado interno quanto para exportações”, afirma Griebeler. 

O presidente executivo informa que “estamos investindo na modernização do parque tecnológico, com aquisição de equipamentos de última geração, para atender o mercado e as novas exigências das indústrias e dos consumidores finais.

O IBTeC é o espaço para pesquisa e desenvolvimento para as indústrias, com seus laboratórios de biomecânica, de ensaios físicos/mecânicos, de ensaios químicos e laboratório para EPIs. Como “braço tecnológico” do setor calçadista, o IBTeC está atento às mudanças de comportamento do consumidor, que exige cada vez mais tecnologias e atributos de conforto e performance nos produtos. 

O planejamento estratégico do IBTeC prevê para os próximos anos uma aproximação com o consumidor de calçados, para que ele possa compreender e acessar as tecnologias que o Instituto disponibiliza para as indústrias. A meta é transformar estas tecnologias em objetos de desejo do consumidor final, para que as indústrias que investem em pesquisas sintam o retorno da sua iniciativa. Para isto, o Instituto já começou a participar de ações públicas, apresentando seus laboratórios. Conhecendo os ensaios, e sabendo da importância das tecnologias usadas na produção dos calçados, os consumidores poderão procurar nas lojas por calçados certificados – de conforto, e funcionalidades específicas, como de proteção a pés diabéticos, de proteção a deformações dos pés como joanetes, proteção ao desenvolvimento estrutural de crianças, absorção de impacto da pisada, entre outros.

Para apoiar as indústrias na busca de inovações tecnológicas e no desenvolvimento de produtos o instituto conta com o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT. O Núcleo auxilia na formatação de projetos de inovação e desenvolvimento de tecnologias e na busca de recursos para a implementação do trabalho.

As indústrias exportadoras também têm uma atenção especial. Além dos ensaios de qualidade realizados pelo laboratório físico-mecânico, o laboratório de ensaios químicos desenvolve um trabalho de certificação dos componentes usados na produção dos sapatos quanto aos limites de uso de produtos químicos. Cada país tem uma legislação específica de limites, com o objetivo de proteger a saúde dos seus cidadãos e o meio ambiente.  Paulo Griebeler chama a atenção para o fato de que “em um futuro muito próximo, com certeza o Brasil também terá uma legislação específica sobre substâncias restritivas, e nossas empresas já estarão preparadas para o cumprimento destas especificações”.
 

Diversificação
Quando foi criado, em 1972, o IBTeC tinha como foco a qualidade de materiais e o processo na construção dos calçados. O desenvolvimento tecnológico do setor levou a outras necessidades, e com isto nasceram laboratórios químico e de biomecânica.  Recentemente, em 2016, o Instituto inaugurou seu Laboratórios de Luvas e Vestimentas, para atender aos fabricantes de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, onde já eram contemplados os calçados de segurança. A ampliação do escopo neste segmento atendeu uma necessidade do mercado, além de ampliar o raio de atuação da instituição. Todas estas ações fazem parte do Projeto 2020, que delineou “o IBTeC do futuro”, prevendo a diversificação das áreas de atuação do instituto como uma das bases para garantir os resultados projetados. A diversificação promove um aspecto importante para o desenvolvimento das indústrias, que é a troca de expertise desenvolvido por segmentos diversos. 

Com uma equipe composta por doutores e mestres em Biomecânica, o Laboratório de Biomecânica do IBTeC realiza pesquisas voltadas à produção de calçados e componentes que agregam atributos como: conforto, performance, saúde e segurança para os pés dos consumidores. O laboratório atua também na avaliação de materiais que serão usados como componentes, e certifica sapatos funcionais, como de segurança e esportivos, por exemplo.

O Brasil é pioneiro na criação de normas técnicas para quantificar o conforto oferecido por um calçado e da metodologia para fazer esta medição. Hoje o país tem 28 normas de conforto publicadas, sendo sete para calçados (ensaio completo conforto; massa do calçado; distribuição de pressão plantar; temperatura interna do calçado; índice de amortecimento do calçado; índice de pronação do calçado; percepção de calce e 21 normas para a avaliação de componentes como solados, palmilhas e forros.

Microbiologia para impacto ambiental
O Laboratório de Microbiologia atende empresas que buscam pesquisas para desenvolver produtos voltados para a sustentabilidade ambiental. O IBTeC pesquisa com as indústrias insumos que gerem menor impacto ambiental quando descartados.

Além de testar produtos, o laboratório auxilia no desenvolvimento de soluções.
 
Consultoria
O IBTeC tem um departamento de consultoria e treinamento para as indústrias, em especial as micro e pequenas empresas, para que conquistem uma condição que lhes permita ter maior competitividade no mercado. A consultoria abrange desde a área laboratorial até estudos para a melhoria do processo produtivo ou projetos de layout das empresas, além de atendimentos pontuais, de acordo com as necessidades de cada organização. O trabalho se inicia por um diagnóstico geral, que pode propor alterações de gestão de processos para otimização os recursos da empresa, aumentando sua eficácia; trabalha a gestão de materiais e técnicas e ferramentas de gestão de qualidade. Todo o trabalho de consultoria e treinamento das equipes é feito dentro das próprias empresas.

Acreditações
O IBTeC tem acreditações junto às instituições certificadoras do Brasil e do exterior: acreditação CGCRE do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia; acreditação pelo Instituto Satra (Inglaterra); credenciamento pela CPSC-EUA, instituição que regulamenta e fiscaliza a segurança de produtos de consumo dos Estados Unidos; certificação do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego; certificação da ISO 9001:2008; reconhecimento da Rede Metrológica do RS. Todos os procedimentos do IBTeC são orientados também pelas normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O Instituto ainda é autorizado por diversas empresas internacionais a realizar ensaios em seus produtos, este é um reconhecimento pelo compromisso e expertise desenvolvidos continuamente ao longo destes 45 anos de história. 


Na foto, o atual e ex-presidentes do IBTeC:
RUI GUERREIRO – Presidente na gestão 2007/2012
MARTINHO FLECK – Presidente por 10 anos, no período de 1997 a 2006;
MARCOS AURÉLIO MACEDO – Presidente na gestão 1993 a 1994;
CELSO BLOCHIER – Presidente por duas gestões em períodos distintos: de 1987 a 1988 e de 1995 a 1996;
CELSO KRAEMER – Presidente de 1985 a 1986;
ERNANI REUTER – Presidente no período de 1975 a 1976, lembrando que o Sr. Ernani integra o Conselho Deliberativo do IBTeC na gestão vigente.
CLÁUDIO STRASSBURGER – 1º Presidente, no período de 1972 a 1974.

A Empresa

Entre em contato conosco:

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Rua Rangel Pestana, 23 Centro
Jaú - São Paulo - Brasil
Fone: (14) 3625-4489
Facebook
Skype: bigdesignerjau

Pés famosos ou não